Educação

Município e Coliseu transformam a Cidade Educadora num espetáculo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município e o Coliseu do Porto vão abrir o palco da mais emblemática sala de espetáculos da cidade às escolas profissionais e artísticas portuenses. A cultura como fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora é o tema em torno do qual girará o espetáculo, a ser produzido em colaboração com as diversas formas artísticas de expressão.

"O espetáculo cultural pretende sensibilizar e revalorizar o património cultural da cidade, aproximar os jovens e as suas famílias à educação artística e valorizar o ensino profissional e artístico do Porto", afirmou o vereador da Educação, no final da reunião de arranque do projeto, que contou com a adesão de 18 representantes de 11 escolas da cidade.

Para Fernando Paulo, e dado o "número muito significativo" de estabelecimentos "de grande qualidade" que ensinam as artes visuais, os audiovisuais, a dança, a música e o teatro, "importa valorizar e divulgar a oferta do ensino profissional como uma componente essencial do sistema educativo na cidade e promover um trabalho em rede que alavanque boas práticas, fomente a partilha e a troca de experiências pedagógicas e promova um trabalho mais colaborativo e complementar".

No mesmo sentido, o diretor do Coliseu do Porto assume a vontade de "abrir um dos grandes palcos do país aos futuros talentos da área do espetáculo - os que estão em cima do palco e todos os que, atrás da cortina, contribuem para a criação e apresentação de um objeto artístico único".

Miguel Guedes reforça a ideia de que aquela casa "deve contribuir, ativamente, para o desenvolvimento cultural e artístico da sua larga área geográfica envolvente e, neste caso, da cidade". E mostra-se "ansioso pelo resultado do trabalho de cooperação entre os talentosos estudantes das escolas artísticas e profissionais do Porto, que vão entregar o melhor de si, seja na performance, na criação dos cenários, na componente técnica, na fotografia e vídeo, no design e em múltiplas outras valências".

"Que convoquem sempre a surpresa", desafia o também músico.

O Município do Porto é membro da Associação Internacional de Cidades Educadoras, desde 1997, e pretende leva o espetáculo ao palco do Coliseu no Dia Internacional das Cidades Educadoras, a 15 de novembro, data que promove a consciencialização da sociedade sobre a importância da educação na cidade para melhorar a vida dos seus habitantes.