Sociedade

Município lamenta as mortes de Vitor Silva e Avelino Tavares

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto lamenta os falecimentos de Vitor Silva, fundador da Tubitek, espaço comercial que marcou gerações de portuenses, e de Avelino Tavares, que lançou a revista "Mundo da Canção" e trabalhou na produção de importantes festivais na cidade.

Vítor Silva, que faleceu na passada quinta-feira, fundou, em 1979, a Tubitek. Durante cerca de 20 anos, o espaço comercial, situado no número 31 da Praça D. João I, foi um dos mais marcantes para os melómanos do Porto e do Norte do país. Ali, abundava uma ampla oferta de vinil, CD e cassete, numa heterogeneidade de estilos que ia do jazz ao punk rock, do psychobilly à clássica, do hip-hop à world music. E muita música indie - que, na altura, se designava "música de vanguarda".

A Tubitek acabou por fechar portas no ano 2000, reabrindo, com o mesmo nome, em 2014, mas com outros proprietários. Na altura, ao Jornal de Notícias, Vitor Silva confessava: “É uma honra ter o nome que eu criei".

O fundador da Tubitek esteve sempre ligado ao mundo da música. Na primeira metade dos anos 70 do século passado foi vocalista dos "Et Pluribus Impar" (na foto de capa), banda muito conhecida na cidade.

Entretanto, no passado domingo, aos 85 anos, faleceu Avelino Tavares. Editor, divulgador e produtor de espetáculos colocou nas bancas, em 1969, a primeira edição da revista "Mundo da Canção". A publicação deu espaço a vários nomes da canção portuguesa e internacional. Trabalhou também na produção de festivais, como o Festival de Jazz do Porto, o Praia Blues, o Intercéltico do Porto, entre muitos outros espalhados pelo país, e dos "Convívios MC", na Galeria Alvarez.

Autor de vários livros, Avelino Tavares abriu, em 1981, no centro da cidade, uma loja de discos, MC Discoteca. Para além disso, a ele se deve também, enquanto produtor de espetáculos, a vinda ao Porto de vários artistas nacionais e internacionais, como José Afonso, Leo Ferré, Paco de Lucia, Carlos Paredes, Fausto, José Mário Branco, Gal Costa, Astor Piazzola, Rui Veloso, Miles Davis, Pablo Milanés ou Cesária Évora, entre muitos outros.