Sociedade

Município renova apoio financeiro à Obra Diocesana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com a assinatura de um contrato, firmado no edifício dos Paços do Concelho, o Município renovou o apoio financeiro à Obra Diocesana, de modo a assegurar a continuidade do funcionamento dos Centros de Atividades de Tempos Livres nos Centros Sociais espalhados pela cidade, bem como a manutenção dos edifícios utilizados pela instituição.

Para o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, a assinatura do protocolo é uma forma do Município ajudar a "dar continuidade ao funcionamento dos Centros de Atividades de Tempos Livres nos Centros Sociais da Fonte da Moura, Lagarteiro, Regado e São Roque da Lameira, bem como permitir a manutenção dos edifícios utilizados pela Obra Diocesana".

"A Obra Diocesana de Promoção Social é uma das instituições particulares de solidariedade social que, de forma mais perene e constante, tem desenvolvido o seu trabalho em áreas como o apoio à infância, juventude e idosos, junto das comunidades mais vulneráveis da cidade, participando ativamente na Rede Social do Porto e nos seus órgãos", acrescentou o responsável pelo pelouro da Coesão Social.

Na ótica do autarca, é urgente "continuar a apoiar esta instituição, garantindo os recursos necessários para que possa prosseguir a sua missão de forma eficaz, beneficiando diretamente as populações mais carenciadas e contribuindo para uma cidade mais inclusiva e solidária".

Vínculo de apoio que perdura

A propósito da renovação do apoio à Obra Diocesana, Fernando Paulo lembrou que o Município "tem vindo a implementar e desenvolver programas e projetos integrados de ação social, de iniciativa municipal ou em parceria com outras organizações e agentes sociais, visando grupos especialmente vulneráveis ou em risco".

A implementação destes programas tem tido possível "através de uma intervenção articulada, em rede, concreta e eficaz", em que se tem promovido "ações concertadas com os parceiros sociais, no sentido de atuar sobre os fenómenos de pobreza e exclusão social".

Em agosto do ano passado,foi assinado um contrato de apoio no valor de 200 mil euros, para a manutenção, reparação e requalificação dos edifícios, propriedade do Município do Porto.

A Obra Diocesana de Promoção Social tem desenvolvido a sua atividade em edifícios cedidos pela autarquia, integrados, na sua maioria, nos bairros de habitação pública municipais.