Habitação

Novo concurso de arrendamento acessível vai disponibilizar mais 17 habitações

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_arrendamento_acessível.jpg

Miguel Nogueira

O Município do Porto vai disponibilizar mais 17 habitações, no âmbito do 27.º concurso de arrendamento acessível, operacionalizado pela empresa municipal Porto Vivo, SRU. Com áreas até 128 m2, e tipologias que vão de T0 a T3, as habitações adaptam-se a diferentes estilos de vida. As candidaturas estão abertas até às 18 horas do dia 16 de agosto.

Com esta edição são já mais de 330 os fogos colocados no mercado de renda acessível, cifrando-se o valor médio da renda em 434 euros. Números incrementados pelo programa Porto com Sentido, que capta habitações junto de proprietários interessados em arrendar imóveis à autarquia para posterior subarrendamento.

Os valores a pagar pelos futuros inquilinos são definidos de acordo com disposição legal, sendo considerados fatores como a área, qualidade do alojamento, certificação energética, localização e valor mediano das rendas por metro quadrado de novos contratos de arrendamento, de acordo com a última atualização divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística.

Significa, na prática, que os valores das rendas são, pelo menos, 20% inferiores aos praticados no mercado. Existe ainda a possibilidade, caso se verifiquem determinadas condições, dispostas no articulado do Porto com Sentido, de ser atribuído subsídio ao arrendamento.

As candidaturas devem ser apresentadas através da página da empresa municipal Porto Vivo, SRU, ou diretamente no Balcão da Habitação Acessível, na Loja de Cidadão, nas Antas.

As habitações disponíveis podem ser conhecidas no documento em anexo.