Sociedade

Música, teatro e animação na Alameda de Eça de Queirós no domingo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

nmc_vizinhancas_jardim_sarah_afonso_2024_08.jpg

Nuno Miguel Coelho

Neste domingo, 18 de agosto, o "Vizinhanças" instala-se na Alameda de Eça de Queirós, no Bonfim, para um dia dedicado a toda a família. Música, teatro, street basket, oficinas e muita diversão vão marcar este programa, entre as 10 e as 19 horas.

Inicialmente previsto para a Alameda das Fontainhas, o "Vizinhanças" deste domingo vai, afinal, realizar-se na Alameda de Eça de Queirós (junto à Praça Velázquez, na freguesia do Bonfim).

Das 10 às 19 horas, os "vizinhos" são convidados a mergulhar numa programação que convoca todos a colocarem as "mãos na massa", com uma série de propostas para ver e fazer em família.

Tal como vendo sendo hábito, a manhã é mais vocacionada para as famílias, com atividades para se fazer a várias mãos. Assim sendo, haverá a habitual oficina de papagaios com Luciano Britto e os Jogos do Helder, que convidam as diferentes gerações a experimentarem jogos que passaram de avós para pais e de pais para filhos.

Haverá ainda uma demonstração de street basket, a cargo do Académico Futebol Clube, e a apresentação do projeto "Dr. Fauna – Lengalengas e Brincadeiras", de Paulo Coelho de Castro, que se destina aos mais novos. Basta seguir as cantilenas e trava-línguas, com o apoio de brinquedos e instrumentos inventados.

Concertos durante a tarde

O autor, de resto, é o responsável, por uma oficina na parte da tarde, "Do Lixo se Faz Música", onde, a partir da reutilização de materiais, se constroem ferramentas para apoiar na música e teatro.

O teatro tem também lugar na tarde de domingo, a partir das 17 horas, com "Somente", uma proposta do Teatro Só, sem palavras, onde os interpretes, em andas, prometem um espetáculo com grande impacto visual.

Mas é a música que estará em destaque na tarde de domingo, com três concertos agendados para o local. Às 15 horas, a dupla Gaztween – composta por Miguel Tenreiro e Tito Romão – apresenta ao vivo as linhas que se cruzam nas suas influências sonoras.

Uma hora depois, às 16 horas, será a vez do projeto Tigre subir ao palco do "Vizinhanças". A dupla composta por Grilo e Inês Campos usa a poesia e o storytelling para passarem a mensagem de um discurso coletivo pela paz.

Campanha de sensibilização do CROA

Ao final da tarde, a fechar este dia na Alameda de Eça de Queirós, os Down the River prometem surpreender com a sua sonoridade. A banda, que surgiu nas margens do rio Douro, onde os músicos se juntavam para apresentar os seus temas, dão a conhecer os temas que farão parte do primeiro EP, que será lançado em breve.

Nota ainda neste dia para mais uma Campanha de Sensibilização à Adoção Animal, feita pelo CROA – Centro de Recolha Oficial de Animais do Porto, que divulgará as boas práticas e conselhos úteis para o tratamento dos nossos melhores amigos.

nmc_vizinhancas_jardim_sarah_afonso_2024_01.jpg

PROGRAMA

10 – 12 horas & 15 – 19 horas: “Oficina de Papagaios", por mestre Luciano Britto;
10 – 13 horas & 14 – 19 horas: Jogos do Helder (jogos tradicionais);
10 – 12h30: Street Basket, com Académico Futebol Clube;
11 – 11h40 – "Dr. Fauna – Lengalengas e Brincadeiras", com Paulo Coelho de Castro;
15 – 17 horas: Oficina “Do Lixo se Faz Música", com Paulo Coelho de Castro;
15 – 15h45: Concerto – Gaztween;
16 – 17 horas: Concerto – Tigre;
17 – 17h25: "Somente", do Teatro Só;
18 – 19 horas: Concerto – Down the River.