Ambiente

Nasceu a primeira horta comunitária em edifícios municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Porto Ambiente instalou uma horta comunitária na cobertura do edifício da empresa, a primeira do género em edifícios municipais. A iniciativa, que contou com a participação de diversos colaboradores, integrou o Dia da Sustentabilidade que se assinalou, pela primeira vez, em Portugal, esta segunda-feira, 25 de setembro.

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida no trabalho, priorizando a saúde mental são alguns dos objetivos do projeto.

A ação é desenvolvida em parceria com a Noocity (subscritora do Pacto do Porto para o Clima), que cria comunidades em torno da horta em espaços públicos ou privados, através de um sistema de cultivo simples e altamente eficiente, com assistência personalizada por parte de growers locais, para proporcionar uma comunidade autónoma e conectada com a natureza.

O conceito aplica-se a empresas, escolas, condomínios, hotéis, restaurantes, instituições, entre outros. Os growers ajudam a desenhar a horta à medida das necessidades do cliente e do espaço disponível, garantindo a manutenção e as animações mensais que fortalecem o espírito de equipa, uma maior consciência ambiental e a aquisição de novos conhecimentos ligados ao cultivo.

Para além da instalação da horta na cobertura do edifício, com a plantação inaugural, foi dada uma explicação do processo aos colaboradores que participaram na ação.