Cultura

No ano em que celebra a maioridade, Serralves em Festa não perde o fôlego

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#Serralves_serralves_em_festa_01.jpg

Na sua 18.ª edição, o Serralves em Festa regressa nos moldes em que já habituou o seu público. Desta sexta-feira e até domingo esperam-se 50 horas non-stop, durante as quais a música, performance, dança, circo contemporâneo, teatro, exposições e cinema serão protagonistas. Com entrada gratuita, o evento, que decorre nos vários espaços da Fundação Serralves, vai contar com atividades para famílias.

De sexta-feira à noite até domingo à noite, a Fundação Serralves volta a abrir a porta ao maior evento de cultura contemporânea em Portugal, no qual os visitantes terão oportunidade de vivenciar, sem qualquer custo, uma intensa programação multidisciplinar proporcionada por artistas de mais de 20 nacionalidades diferentes.

No que toca a música, a edição deste ano prevê cerca de 50 concertos de artistas de estilos diferentes. Exemplo disso são os alemães Tangerine Dream, banda pioneira no cruzamento do rock a eletrónica, e os África Negra, banda de culto de São Tomé. Haverá ainda espaço para uniões interdisciplinares como a que reúne o percussionista João Pais Filipe ao coreógrafo e bailarino Marco da Silva Ferreira. Na eletrónica, destaca-se a presença do DJ Tobzy e Kabeaushé.

As atuações dos barcelenses Glockenwise, com Ana Deus, a apresentação do espetáculo "O Estado do Mundo", pela companhia Formiga Atómica, o concerto de João Não e Lil Noon ou a atuação da Escola do Rock de Paredes de Coura com a Academia de Música de Castelo de Paiva também vão dar ritmo à celebração.

Já os amantes de circo contemporâneo vão poder ver, no palco, D'Irque & Fien e "A Journey", da companhia Gandini Juggling – conhecida mundialmente pela atuações de malabarismo.

Baixa do Porto, Gaia e Maia também estão em festa

Programada para públicos de todas as faixas etárias, a festa dispõe de um conjunto de atividades dirigidas aos mais novos, com oficinas, visitas guiadas, teatro e até uma biblioteca itinerante.

No último dia do mês (sexta-feira), o evento arranca pelas 18 horas, mas antes disso o público pode ir fazendo o aquecimento para a festa. Na quinta-feira, as cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Maia transformam-se numa extensão de Serralves, acolhendo vários espetáculos de rua.

Entre os eventos que acontecem fora de portas, está prevista a performance “Les Taupes” (“As Toupeiras”), de Philippe Quesne, que, no dia 30, vai da Parada dos Clérigos até à Praça Carlos Alberto, no coração da Invicta.

A cidade da Maia recebe o espetáculo “El Taller de Malabars”, da Moi Jordana Circus Company, que promete entreter o público com malabarismos e humor, na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, pelas 17 horas.

No Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a partir das 19 horas, será possível assistir a um espetáculo de circo contemporâneo dos "Sol Bemol".

Em 2023, depois de um interregno, o Serralves em Festa recebeu cerca de 290 mil visitantes ao longo dos três dias.

Vaivém disponível

Entretanto, durante o Serralves em Festa, a STCP vai disponibilizar um serviço de vaivém que permite deslocações em autocarro, tanto para o recinto, como para o regresso a casa de uma forma mais cómoda.

O serviço terá ligações diretas entre a zona da Rotunda da Boavista e Serralves, ao longo do dia, bem como entre os Aliados e Serralves, com passagem pela Boavista, no período noturno e de madrugada. Mais informações sobre os horários podem ser consultadas aqui.

A iniciativa vai obrigar também a alguns condicionamentos de trânsito (ver anexo).