Sociedade

Nobel da Física 2023 é a próxima doutora Honoris Causa da U.Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_anne_l_huilier_fcup.jpg

DR

A Prémio Nobel da Física em 2023, Anne L’Huillier, vai ser distinguida, esta terça-feira, como doutora Honoris Causa da Universidade do Porto (U.Porto). Pioneira na área da Física dos atossegundos, a cientista e professora da Universidade de Lund (Suécia) tem, há mais de 10 anos, uma estreita colaboração científica e tecnológica com a U.Porto, em particular com a Faculdade de Ciências (FCUP), de quem partiu a proposta de distinção.

Professora na área da Física Atómica, Anne L’Huillier conquistou, no ano passado, o Prémio Nobel da Física pelo estudo de eletrões com "impulsos de luz extremamente curtos". Caberá a Hélder Crespo, docente do Departamento de Física e Astronomia da FCUP e um dos fundadores da spin-off em conjunto com a homenageada, o Elogio de Anne L’Huillier na cerimónia que irá decorrer, a partir das 15h30, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.

Nascida em Paris a 16 de agosto de 1958, Anne L’Huillier tem uma carreira de destaque na área da Física. Completou, em 1986, o doutoramento em Ciências Físicas na Université Pierre et Marie Curie. No mesmo ano, integrou o Commissariat à l’énergie atomique et aux énergies alternatives (CEA Paris-Saclay), onde iniciou o seu percurso como cientista.

Trabalho reconhecido mundialmente

Estudou, com sucesso, o efeito fotoelétrico em tempo real, teorizado por Albert Einstein em 1905, envolvendo a absorção de um quanta de luz (fotão) e a emissão – quase – simultânea de um eletrão.

O seu trabalho tem sido reconhecido com a atribuição de inúmeras distinções, entre as quais se destacam a conquista do prémio EPS-QEOD Quantum Electronics and Optics Prize em 2019, do prémio Wolf de Física e do prémio BBVA Frontiers of Knowledge, em conjunto com Ferenc Krausz e Paul Corkum, ambos em 2022. O apogeu de todos estes prémios foi o Nobel da Física de 2023, partilhado com Pierre Agostini e Ferenc Krausz, pelo estudo de eletrões com "impulsos de luz de atossegundos".

Ainda no âmbito desta distinção, o Auditório Ferreira da Silva, na FCUP, recebe, no dia seguinte, dia 29, pelas 11 horas, o seminário "Attosecond light pulses for studying electron dynamics" com a participação de Anne L’Huillier. A entrada é livre.