Cultura

Novo ciclo de Concertos Promenade começa com Mussorgsky e Maurice Ravel

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Lara_Jacinto_Concertos_Promenade.JPG

Lara Jacinto

Este domingo de manhã, pelas 11 horas, estão de regresso, para nova temporada, os Concertos Promenade no Coliseu Porto Ageas. "Quadros de uma Exposição", de Mussorgsky, na versão orquestral composta por Ravel, interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho, dirigida pelo maestro Pedro Neves, dá início ao cruzamento de artes e públicos de todas as idades, que, um domingo por mês, se juntam no Coliseu para escutar as melhores histórias de algumas das obras musicais mais emblemáticas de sempre.

Esta é a primeira de sete obras que se apresentarão em 2023 nos Concertos Promenade, onde se incluem outras obras emblemáticas como "As Quatro Estações", de Vivaldi, ou "A Minha Mãe Ganso", de Ravel. Com direção artística do maestro Cesário Costa, os comentários são do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e o design multimédia tem assinatura de Sara Botelho.

"Quadros de uma Exposição" nasce da inspiração de Modest Mussorgsky, que, em 1874, visitou uma galeria de arte, em São Petersburgo, para ver as pinturas do seu amigo, o arquiteto e pintor Viktor Hartmann. Inspirado pelos quadros expostos, compôs uma música em piano para cada um deles, criando com as suas melodias imagens musicais vívidas das paisagens e dos personagens. É a versão completa para orquestra que se vai escutar no concerto comentado deste domingo, no Coliseu.

Introduzidos em Portugal pelo Coliseu Porto Ageas em 2005, nas nove temporadas realizadas até 2014 os Concertos Promenade atraíram mais de 130 mil espectadores. Projeto identitário da instituição foram relançados em 2021 e são, desde 2022, acessíveis enquanto sessões descontraídas, ou seja, que se adaptam a todas as pessoas e famílias que preferem ou beneficiam de um ambiente mais descontraído: pessoas com défice de atenção, deficiência intelectual, condições do espectro autista, alterações sensoriais ou de comunicação, assim como famílias com crianças pequenas.

Estudantes, Amigos do Coliseu, família, maiores de 65 anos e portadores do cartão Porto. (20%) têm descontos na bilheteira. Mais informações aqui.