Sociedade

Novo ciclo de “Tratar o cancro por tu” arranca com foco na doença oncológica na próstata

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_tratar_cancro_por_tu_2022_21.jpg

Guilherme Costa Oliveira

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett volta a “Tratar o cancro por tu”. Terceira edição do ciclo de sessões sobre literacia da doença oncológica arranca a 18 de janeiro com uma conversa entre a diretora do Centro de Investigação do IPO, Carmen Jerónimo, o especialista em Anatomia Patológica do Hospital de São João, José Manuel Lopes, e o diretor do Ipatimup, Manuel Sobrinho Simões.

O objetivo deste novo ciclo, que arranca, no Porto, com o foco no diagnóstico e tratamento do cancro da próstata, “é debater os avanços científicos e as terapias mais recentes, simplificar conceitos, alertar para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, colocando os doentes no centro da discussão”.

Para a sessão na Biblioteca Municipal Almeida Garrett está, ainda, convidado o médico urologista, Paulo Dinis, assim como o músico Pedro Abrunhosa. O momento conta, também, com a participação especial da associação de teatro e artes performativas de Matosinhos Colibri Arts&Culture.

O organizador da iniciativa, o Ipatimup, sublinha que “ter cancro não significa morrer. Apesar de se prever que o número de casos de cancro aumente cerca de 50 por cento até 2040, a taxa de mortes por cancro vai baixar cerca de dois por cento por ano, mostrando que os progressos científicos e médicos na prevenção e no tratamento têm dado resultados”

“Estas sessões são para todos, porque todos podemos ter cancro. Uma das coisas mais importantes que sabemos é que um doente com cancro bem informado é um doente com mais probabilidades de se curar”, acrescenta.

Depois do Porto, o ciclo “Tratar o cancro por tu” leva cientistas do Ipatimup e especialistas locais a seis cidades para falar sobre os cancros da mama, do cólon, do sistema endócrino, do pulmão e os tumores pediátricos.