Cultura

Cultura em Expansão leva "Nu Meio - Bailão" a Campanhã (atualizada)

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Filipa_Francisco_Nu_Meio_Bailao.JPG

Filipa Francisco

Nu Meio - Bailão”, de Filipa Francisco e Bruno Cochat, inicialmente previsto para abrir o Cultura em Expansão de junho neste fim-de-semana, vai ser adiado para dia 30 de julho, às 17 horas. O local mantém-se o mesmo: a Associação Nun'Álvares de Campanhã.

Em cena desde 1996, o espetáculo “Nu Meio” ironiza a relação de um casal tipicamente português que se refugia no fado e no “maldizer”. O Homem – Firmino – demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher – Mila – tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este “homem-montanha”. O diálogo entre as personagens é como uma novela, cheio de lugares comuns, de palavras que explicam encontros e desencontros, de risos estridentes e de cânticos de igreja transformados em opereta. Para esta apresentação, os intérpretes Filipa Francisco e Bruno Cochat usarão, como base para os seus diálogos, acontecimentos recentes do país, da ocasião e do Porto, assim como histórias de amor, que recolherão, através de entrevistas, a casais de diferentes gerações de Campanhã, território em que este “Nu Meio - Bailão” agora se realizará.

No fim de semana seguinte, é a vez do auditório do Grupo Musical de Miragaia receber mais um espetáculo dedicado a toda a família: “Impossível” de Catarina Sobral (12 de junho). Segue-se, na Associação de Moradores da Bouça, mais uma oficina aberta a todos os entusiastas de música, promovida no âmbito do projeto TAG, e que terá como orientador Rodrigo Constanzo (17 e 18 de junho), assim como a atuação de Pás de Problème no Reservatório da Pasteleira (18 de junho). Em Campanhã, é a vez da Ilha do Poço acolher a terceira e última sessão do projeto “TRIC – Tardes Regaladas nas Ilhas de Campanhã”, desta vez com Carlos Marques e Ana Lage (19 de junho). Para terminar o mês, o auditório do Grupo Musical de Miragaia dá palco a “Arca” de Ana Deus & Paulo Ansiães Monteiro.

A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início. Mais informações sobre a programação prevista até dezembro podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.