Sociedade

O blues toma conta do Palácio de Cristal neste fim de semana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Chino_porto_Blues_Fest_12.jpg

Filipa Brito

Começa a ser já uma tradição de verão na cidade: o Porto Blues Fest sobe à Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal este fim de semana, com um cartaz formado por artistas nacionais e estrangeiros. 

A sexta edição do evento, promovido pela Trovas Soltas e a In Rock We Trust com o apoio do Município do Porto, arranca esta sexta-feira, às 18h30, com Montalvor, cantautor lisboeta com raízes na dark country, que passou por bandas como The Brunch ou Uruguai. Lançou, em 2018, o seu primeiro álbum a solo, "The Highway of Regret".

Depois do jantar, às 21h30, a Greyhound's Washboard Band vai propor uma viagem ao sul dos Estados Unidos dos anos 20 e 30 do século XX. Esta divertida banda alemã utiliza instrumentos musicais do passado – como um drum bass com 100 anos – para recriar tempos de blues e boogie woogie, em que a guitarra elétrica ainda nem tinha sido inventada. 

Como em edições anteriores, não vai faltar neste Porto Blues Fest uma poderosa voz feminina norte-americana. Às 23 horas do primeiro dia atua Tia Carroll, premiada cantora californiana influenciada por lendas como Koko Taylor, Tina Turner ou Aretha Franklin.

O alinhamento de sábado, 22 de julho, inicia também às 18h30, com sons portugueses. Little Hands Blue Band é um projeto do virtuoso guitarrista José Carlos "Mãozinhas" que apresenta clássicos do blues, mas também funk e fusão. 

Segue-se, às 21h30, um concerto de solidariedade com o povo ucraniano e as populações afetadas pela guerra, "nomeadamente os artistas que estão impedidos de levar a cabo a sua missão junto da sociedade", explica a organização. Na Concha Acústica estará o guitarrista e compositor Alexander Dolgov, fundador do movimento blues na Ucrânia, cuja casa e estúdio em Karkhiv foram totalmente destruídos pelos bombardeamentos.

A fechar o Porto Blues Fest, chega o grande destaque do alinhamento, The Animals, uma das bandas de blues rock  mais famosas de sempre. É certo que da formação original – constituída há mais de seis décadas! – já só resta um dos seus fundadores, o baterista John Steel, mas não deixará de ser um momento especial para fãs de várias gerações. Nos Jardins do Palácio de Cristal vão ecoar clássicos como "The House of the Rising Sun", "We gotta get out of this place", "Baby let me take you home" ou "Don’t let me be misunderstood". 

Os bilhetes estão à venda online.