Cultura

O DDD 2022 já mexe: estão abertas as inscrições para programa de formações

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Festival_DDD_Meg_Stuart_01.JPG

DR

O programa de formação para profissionais das artes performativas e estudantes de nível avançado regressa com um conjunto de workshops com artistas nacionais e internacionais. Este é um dos segmentos de formação da 6.ª edição do DDD – Festival Dias da Dança, que decorre de 19 de abril a 1 de maio no Porto, Matosinhos e Gaia.

O DDD CAMPUS é o segmento do festival que aposta na vertente de formação, mas é, neste ano, e pela primeira vez, o DDD a ocupar também o novo CAMPUS Paulo Cunha e Silva.

Durante o festival, o espaço de residências artísticas acolhe um conjunto de workshops especializadas para profissionais e estudantes, que procuram assim ser mais um veículo para a transmissão de conhecimentos e abordagem dos assuntos tratados nos espetáculos apresentados em cada edição.

Este ano, o DDD CAMPUS propõe um workshop com o coreógrafo Christian Rizzo (a 20 e 21 de abril), com o objetivo de encontrar formas individuais de considerar a composição, e outra formação com a coreógrafa Meg Stuart (a 25 e 26 de abril), onde se trabalhará um campo energético que vibra e se move através dos intérpretes, dando especial atenção à sutileza e à nuance.

Destaque ainda para as formações com o encenador, coreógrafo e performer croata Matija Ferlin, sobre o corpo de quem interpreta (de 22 a 24 de abril); de Marlyn Ortiz, num cruzamento da dança contemporânea com estilos de danças urbanas que se desenvolveram em Nova Iorque desde a década de 1990 (25 e 16 de abril); de Piny, cuja base de trabalho é o corpo, o tempo, o ritual, o círculo, a festa (a 23 e 24 de abril); e de Gustavo Ciríaco, assente na investigação em torno da fruição idiossincrática do espaço e dos hábitos simbólicos e motores de um ritual (de 27 a 29 de abril).

Workshop de Vogue

Um dos grandes destaques vai para o workshop de Vogue, a fechar o festival, com Yanou Ninja, Typhoon Prodigy, Christopher Saint Laurent e Vinii Revlon (30 de abril e 1 de maio).

O Vogue é uma das expressões dentro do Ballroom, criado pela comunidade negra e latina LGBTI no Harlem. Desde o início que o Vogue tem mantido os seus valores de luta e de resistência e tem crescido pelo mundo inteiro. Neste workshop, viajar-se-á por vários tempos e estilos.

O programa DDD CAMPUS terá lugar no CAMPUS Paulo Cunha e Silva, que mantém as suas aulas diárias regulares nas semanas do festival, que serão asseguradas pelos performers Dori Nigro e Daniela Cruz.

As inscrições para estas formações estão abertas até 1 de abril através do preenchimento deste formulário.

Para mais informações: dddcampus@agoraporto.pt. Toda a programação do DDD CAMPUS está disponível em http://festivalddd.com.