Habitação

Obras da Porto Vivo são candidatas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_visita_habitacao_recuperada_SRU_35.jpg

Miguel Nogueira

A empresa municipal Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto é candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana com duas obras de natureza residencial.

Os projetos candidatos dizem respeito a dois prédios reabilitados situados no Centro Histórico, na Rua dos Mercadores e na Rua de Sant’ana e que contam com 11 novas habitações, fruto de um investimento municipal superior a 2,5 milhões de euros e que concorrem para o objetivo municipal de dotar a cidade de mais arrendamento acessível.

Na Rua dos Mercadores, um dos principais eixos viários e comerciais da época medieval, foi requalificado um edifício com uma área bruta de construção superior a 435 metros quadrados, existindo, agora, três apartamentos T1, um apartamento T2, e um espaço comercial. Refira-se ainda, a título de curiosidade, que existia neste edifício uma gárgula que, devido ao seu valor patrimonial, ficou ao cuidado do Museu da Cidade.

Maior dimensão tem o edifício reabilitado na Rua de Sant’ ana, com uma área bruta contruída superior a 855 metros quadrados, com sete renovados fogos – dois de tipologia T1, quatro T2, um T2 duplex, e ainda dois espaços comerciais.

Ambas as intervenções consideraram a eficiência energética como elemento fundamental na qualidade de vida dos futuros inquilinos.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é um evento organizado pela Vida Imobiliária e Promevi. O evento, já na sua 12.ª edição, procura distinguir as intervenções urbanas de maior valia para a sociedade nas suas múltiplas valências. Os vencedores serão conhecidos a 15 de maio, numa cerimónia a decorrer na Casa da Arquitectura, Matosinhos.