Cultura

Oficinas, rádio ao vivo e castanhas assadas acompanham Inaugurações Simultâneas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_inauguracoes_miguel_bombarda_2023_2.jpg

Guilherme Costa Oliveira

No segundo sábado do mês, 11 de novembro, os visitantes de Bombarda serão desafiados a desenhar, ilustrar e colar, mas também a participar num fórum radiofónico e num DJ set. Tudo com aroma a São Martinho.

O Quarteirão de Miguel Bombarda recebe o sexto ciclo das Inaugurações Simultâneas em 2023. Das 16 às 20 horas, haverá novas exposições para ver nas galerias de arte contemporânea e novas coleções nos espaços expositivos, comerciais e alternativos da zona, acompanhadas de animação de rua programada pela empresa municipal Ágora.

Na área pedonal, que cruza as ruas de Miguel Bombarda e da Boa Nova terá lugar, entre as 16 horas e as 19h30, a oficina criativa "Atividades para massajar a imaginação", orientada pela designer e ilustradora Catarina Gomes. Será uma espécie de “pequena aula de desenho”, inspirada nas publicações Ideias Despenteadas e Livro de atividades para massajar a imaginação, seguida de exercícios a partir de ilustrações da própria autora. Dirigida a famílias, mas não só, a atividade não requer inscrição. No final, cada participante levará um caderno com todo o trabalho feito.

Na mesma zona haverá rádio ao vivo durante toda a tarde, a cargo de Paulo Cunha Martins (especialista em “canções do nosso cancioneiro popular perdidas no tempo” e responsável pela redescoberta de José Pinhal) e do projeto Pimbaú (formado por Bernardo Machado, Francisca Oliveira e João Kendall, cujo objetivo é “tirar a música pimba do baú e divulgá-la online”). Depois de um primeiro DJ set de uma hora, por volta das 17 horas será gravado um programa sobre música popular portuguesa. Às 17h45 haverá novo set, desta vez aberto à intervenção do público. Segue-se outra gravação radiofónica, às 18h45, e a partir das 19h30 ouve-se o terceiro e último momento musical.

Do outro lado de Miguel Bombarda, na zona pedonal que interseta com a Rua de Cedofeita, a ilustradora e designer Bárbara R. apresentará a oficina de ilustração e colagem “Cortes e Recortes, liberdade para imaginar um planeta novo”. A atividade também decorrerá entre as 16 horas e as 19h30, aberta a famílias e ao público em geral. De tesoura na mão, os participantes vão criar rostos, olhares, pessoas, sorrisos ou meras criaturas para completar um novo planeta com as suas histórias e personagens preferidas, quer existam ou (ainda) não.

O programa da tarde inclui ainda, como é habitual, duas visitas guiadas a algumas galerias, conduzidas por estudantes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto. Quem se quiser juntar deve inscrever-se até às 13 horas de sexta-feira, 10 de novembro, através do email visitasguiadasbombarda@agoraporto.pt, indicando o nome e o turno pretendido (16h00-17h00 ou 17h30-18h30).

A partir deste sábado será também possível ver no espaço SCAR-ID o resultado de outra oficina colaborativa, neste caso de cerâmica contemporânea, que decorreu na edição anterior das Inaugurações Simultâneas, em setembro.

A imagem do cartaz desta edição é da autoria de Gil Maia, cortesia da Galeria São Mamede. No tipo de letra foi mantida a parceria com o Colönia Studio.

Como 11 de novembro é Dia de São Martinho, a data será assinalada no quarteirão com a oferta de castanhas assadas.