Ambiente

“Operação Tampinhas” da LIPOR entregou material ortopédico a mais 59 instituições

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Há mais de década e meia que a “Operação Tampinhas” faz parte do imaginário coletivo, refletindo-se na separação de tampas em plástico de embalagens em troca de equipamento ortopédico para instituições e particulares. As duas fases mais recentes da iniciativa, que decorreram entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, permitiram recolher 93 toneladas.

O evento de entrega dos donativos resultantes das 16.ª e 17.ª fases da “Operação Tampinhas” decorreu na segunda-feira, 4 de julho. Nestas duas fases da iniciativa foram contempladas 59 entidades (individuais/coletivas). O produto da venda das tampinhas, que se traduziu em cerca de 40 mil euros de receita, reverte integralmente a favor da compra de material/equipamento ortopédico e similar para doação a instituições e particulares.

As instituições e as pessoas em nome individual foram selecionadas com base numa análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreram as 16.ª e 17.ª fases, e tendo por base os critérios definidos nas normas de aplicação da “Operação Tampinhas”.

Os donativos são o resultado de uma vontade comum de escolas, municípios, cidadãos anónimos e empresas retomadoras, entre muitos outros, que através de um pequeno gesto, defendem duas causas: o ambiente e a solidariedade.

A “Operação Tampinhas” da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – iniciou-se em abril de 2006 e, ao longo das 17 fases, já apoiou um total de 658 entidades e pessoas em nome individual, com mais de 600 mil euros em equipamentos.