Sociedade

Órgãos de tubos das igrejas do Porto candidatos a Património Cultural da Humanidade

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Câmara do Porto vai avançar, junto da UNESCO, com uma candidatura a Património Cultural da Humanidade dos órgãos de tubos das igrejas da cidade. Trata-se de um conjunto de instrumentos, espalhados por diversos templos, de grande complexidade e de uma beleza artística musical e construtiva impressionante.

É o caso do órgão de tubos da igreja da Lapa. Depois de meio ano de trabalhos de reabilitação, os sons do órgão voltaram a ouvir-se, atraindo população local e turistas, que visitam o local emblemático da cidade. Um investimento superior a 200 mil euros, que contou com o apoio da Câmara do Porto, entre outros mecenas.

"A Irmandade da Lapa, orgulhosa do recente restauro do seu monumental órgão de tubos, que trouxe o som sagrado de volta ao Porto, aplaude e associa-se à Câmara Municipal do Porto e ao seu presidente, Rui Moreira, na candidatura dos Órgãos de Tubos das Igrejas do Porto a Património Cultural da Humanidade", declarou a provedora da Irmandade.

O presidente da Câmara visitou a igreja da Lapa e pôde ver toda a grandiosidade do instrumento musical, criado pelo alemão Georg Jann. Esta foi a forma encontrada, por parte da Irmandade, como agradecimento pelo apoio municipal ao restauro do órgão de tubos.

"Chegou a hora, a boa hora, do Porto reclamar para toda a humanidade o património cultural único que são os seus órgãos de tubos", acrescentou Manuela Rebelo.

Nesta visita, para além da provedora, acompanharam Rui Moreira os mesários Francisco Ribeiro da Silva, Vítor Dias, José Osório e António Pedro Amaral, o reitor da Igreja, padre Agostinho Pedroso, e o mestre-capela Filipe Veríssimo. Em representação da empresa responsável pela revisão do órgão de tubos esteve o mestre organeiro Norbert Wisnewski.

O órgão de tubos da igreja da Lapa, que possui um total de 4.307 tubos e um carrilhão de 42 sinos, faz parte de uma rede de instrumentos musicais, que se podem ouvir pela cidade, como sejam os casos dos órgãos da Sé, Clérigos, Trindade, São João das Taipas, Santo Ildefonso, entre outros.