Cultura

"Participação, Já!" encerra com filmes do período revolucionário em Portugal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

ro_inauguracao_exposicao_participacao_ja_2024_25.jpg

Rui Oliveira

O Museu e Bibliotecas do Porto assinalam, no próximo dia 1 de setembro, às 16 horas, no Gabinete do Tempo da Casa do Infante, o encerramento da exposição "Participação, já!", com a projeção de filmes realizados por José Alves de Sousa. A sessão, de entrada gratuita, contará com a presença e comentários do próprio realizador e da cineasta e artista Amarante Abramovici, sendo acompanhada por uma conversa aberta a todos os participantes.

Neste último dia da mostra que trouxe a público, pela primeira vez, a coleção de documentos da secção de Política da Biblioteca Pública Municipal do Porto, os curadores Jorge Sobrado e Rita Roque apresentam um programa dedicado aos filmes do arquivo de José Alves de Sousa. Durante uma hora e meia, o público será convidado a (re)visitar um dos períodos mais efervescentes da história do país através do olhar e impulso participativo de um cineasta amador que o vivenciou.

Cineclubista convicto, José Alves de Sousa comprou uma câmara «Super 8» por altura da Revolução de Abril, filmando e documentando vários acontecimentos dessa época na cidade do Porto. Na década seguinte, viria, ainda, a realizar uma série de curtas documentais e ficcionais, além de registos da vida familiar.

Patente no Gabinete do Tempo da Casa do Infante, no âmbito do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, "Participação, já!” destaca uma seleção de documentos políticos e publicações efémeras, do período entre 1974 e 1977, que representam um testemunho documental do corpo participativo, cívico e político que moldou a experiência da democracia e da liberdade de expressão em Portugal.