Mobilidade

"+Perto" simplifica reservas de viagem para chegar mais rápido à rede de transportes públicos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_programa_+perto_2024.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O serviço de transporte a pedido do Porto está cada vez mais simples. Agora, já é possível efetuar reserva na hora e chegar, rapidamente, à rede de transportes públicos, por apenas um euro. O "+Perto" é um serviço da STCP Serviços a pedido, em táxi, para titulares Cartão Porto., sem restrições de idades.

Até agora, o projeto piloto exigia uma reserva até quatro horas antes da viagem. No entanto, a STCP Serviços simplificou ainda mais as deslocações dos munícipes, que agora já podem chamar um táxi e viajar, imediatamente, entre os pontos definidos na cidade, até ao máximo de 2,5 quilómetros.

"Acreditamos que o '+Perto' é um serviço essencial para a cidade, facilitando a mobilidade e promovendo a utilização do transporte público. Foi a pensar nisso que optámos por retirar o tempo de antecedência das reservas", refere Teresa Stanislau, gerente da STCP Serviços.

Assim, e meramente exemplificativo, se um utilizador estiver, por exemplo, no Monte da Bela (ponto 20) pode chamar um táxi e viajar até ao Terminal Intermodal de Campanhã (ponto 34) e, facilmente, chega às diferentes linhas de autocarro, metro ou comboio.

Programa sem limite de viagens

Todos os pontos estão disponíveis para consulta aqui e identificados na rua com uma bandeirola específica. As reservas podem ser realizadas em www.mais-perto.pt ou através do número939 955 263. Ao selecionar o ponto de origem, o utilizador sabe, imediatamente, para que pontos consegue viajar, tendo em conta a distância máxima de 2,5 quilómetros.

Depois de selecionados a origem e o destino, terá de efetuar o pagamento através de MBWay, referência multibanco ou cartão de crédito. Posteriormente, o utilizador recebe um SMS, com a indicação do número do táxi que irá realizar a viagem.

O "+Perto" está disponível todos dias, das 6 às 00 horas, não tem limite de viagens e permite agregação de pedidos com lotação máxima de três passageiros por veículo.

Todos os residentes no município do Porto podem aderir, gratuitamente, ao Cartão Porto.