Ambiente

Polícia Municipal investiga podas abusivas na Avenida do Parque

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os serviços municipais dos espaços verdes detetaram cortes agressivos em oito exemplares de magnólias junto ao Parque da Cidade. A Polícia Municipal do Porto está a averiguar a ocorrência, que poderá implicar multas para os seus autores.

Os danos foram detetados em oito magnólias, com idades compreendidas entre os cinco e os 20 anos, localizadas na envolvente à Avenida do Parque.

A Polícia Municipal do Porto está a diligenciar no sentido de identificar os autores deste ato. Qualquer informação sobre esta matéria poderá ser enviada para o e-mail policiamunicipal@cm-porto.pt.

De acordo com o Código Regulamentar do Município do Porto, nos espaços verdes públicos não é permitido colher, danificar ou mutilar qualquer material vegetal existente. Neste caso concreto, tendo sido contabilizados 64 ferimentos resultantes da mutilação levada a cabo pelo infrator, a indemnização resultante pode ultrapassar os 30 mil euros.

Esta ação, irreparável, prejudica a correta formação e o bom desenvolvimento das árvores, para além de provocar ferimentos desnecessários nas mesmas. Os cortes agressivos poderão atuar como porta de entrada a fungos e bactérias, pondo em risco a fitossanidade destes exemplares.