Cultura

Polido é o próximo convidado do ciclo Sem Fronteiras na Fonoteca Municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_polido.jpg

DR

Há nova sessão do ciclo Sem Fronteiras na Fonoteca Municipal do Porto neste sábado, 13 de julho, às 17 horas. Depois da dupla Inês Tartaruga Água e Xavier Paes, desta vez, o compositor Cândido Lima convida o músico e artista multidisciplinar Polido.

Natural da Marinha Grande, Polido tem vindo a desenvolver uma abordagem materialista sobre o som. Fazendo uso de gravações pessoais e samples, é a partir do seu processamento que constrói narrativas surreais para espaços concretos.

O seu trabalho movimenta-se no eixo da história da música portuguesa, memória cultural e fenómenos sociopolíticos, à procura de algum limiar entre o reconhecimento e a alienação destas formas. No início deste mês lançou, pela Holuzam, o seu mais recente registo, "Hearing Smoke".

Trabalho divulgado por todo o mundo

Seja através de concertos, colagens sonoras, sessões de escuta ou instalação, o seu trabalho já foi apresentado no Batalha Centro de Cinema (Porto), ICA (Londres), Ormside (Londres), KW/12ª Bienal de Berlim, MAAT (Lisboa), MNAC (Lisboa), Sismógrafo (Porto), NTS, Sonsbeek (Arnhem) e Spirit Shop (Lisboa).

Nesta sessão é convidado a apresentar o seu trabalho e a sentar-se com Cândido Lima para um momento de conversa, que, desta vez, assume também o papel de pianista, tocando e guiando o público por momentos diversos de escuta e deambulações em torno da música, em particular do piano.

Segue-se, no dia 20 de julho, no mesmo horário, o encerramento do ciclo Sem Fronteiras, que contará com a presença da compositora e trompetista Susana Santos Silva.

A entrada em todas as sessões é aberta ao público e gratuita.