Sociedade

Políticas municipais para os idosos são referência na área

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_encontro_parceiros_porto_cidade_amiga_das_pessoas_dosas _2024_01.jpg

Andreia Merca

O núcleo de Aveiro da Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social promoveu, na Fundação Eng.º António Pascoal, naquela cidade, uma reflexão pública sobre "Políticas novas para os novos mais velhos". Na ocasião, o vereador da Coesão Social apresentou o plano Porto Cidade Amiga das Pessoas Idosas.

Um programa municipal que continua a gerar muita curiosidade, sendo visto como uma referência nesta área. Recorde-se que o Município do Porto aderiu à rede mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas em 2010, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que, atualmente, conta com 1.400 membros em 51 países.

"Da parte da Câmara do Porto assumimos o compromisso inequívoco de continuar a reunir esforços e a mobilizar os recursos necessários que contribuam para uma feliz cidade, colocando sempre as pessoas no centro da nossa ação política", afirmou Fernando Paulo, durante a apresentação, subordinada ao tema "Estas cidades são para velhos - Políticas de urbanismo amigáveis!".

"Tudo faremos para vencer o maior desafio na implementação deste plano: garantir uma política de envelhecimento que proporcione aos seniores independência, participação, segurança, autorrealização e dignidade", acrescentou o responsável pela área da Coesão Social.

Durante os trabalhos foi ainda apresentado o "Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável", pelo seu coordenador, Nuno Marques. A sessão de encerramento contou com a presença do presidente da SEDES, Álvaro Beleza.