Sociedade

Município assinala o Dia da Internet Mais Segura para promover uso saudável das tecnologias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_conferencia_workshop_online_01.jpg

Filipa Brito

Esta terça-feira assinala-se o Dia da Internet Mais Segura. O Município do Porto tem vindo a assinalar esta efeméride, juntando-se, atualmente, a mais de 150 países que celebram a data. Este ano, e sob o mote “Juntos por uma Internet melhor”, promovem-se iniciativas que visam contribuir para uma utilização mais consciente, responsável, crítica e criativa das novas tecnologias.

Apesar de todas as vantagens, as novas tecnologias, e em concreto a utilização da Internet, abrem portas a um conjunto de riscos para os seus utilizadores, tais como: desinformação, exposição a conteúdos inapropriados, burlas, cyberbullying, uso abusivo e problemático (ou mesmo dependente) de ecrãs, jogos e redes sociais. Alterações de humor e do sono, impactos na autoestima e na autorregulação das emoções podem também constituir riscos da socialização digital, em todas as fases do ciclo de vida, e nos mais jovens, as alterações no rendimento escolar também já aparecem documentadas em vários estudos.

A Câmara do Porto assinala esta data, divulgando uma oficina-vídeo produzida no âmbito da campanha “O Porto sabe cuidar de si”, ao mesmo tempo que, seguindo o modelo operativo e colaborativo que tem vindo a ser adotado no âmbito da Promoção de Literacia em Saúde, desafia entidades da cidade, com respostas sociais dirigidas a públicos estratégicos, a desenvolverem um conjunto de atividades ludo-pedagógicas, através das quais se convidam crianças, jovens e adultos a refletir sobre algumas das suas práticas, inspirando-os a serem agentes ativo da sua saúde e a comprometerem-se com um uso saudável das tecnologias.