Educação

Porto e Coreia do Sul partilham experiências na área da educação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma equipa da Direção de Apoio Educacional de Goyang, Município da Coreia do Sul, foi recebida nos Paços do Concelho pelo vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, no início desta semana. Este encontro teve como objetivo a troca de experiências entre os municípios sobre as políticas públicas na área da educação, com especial enfoque para a educação ao longo da vida.

A Câmara Porto deu a conhecer a organização do sistema educativo português, bem como o modelo de gestão e administração da educação no Porto. A sessão de trabalho serviu, ainda, para apresentar os diversos programas e projetos educativos que a cidade dinamiza, o que permitiu a troca de experiências e metodologias educativas.

Foram abordadas as competências municipais na área da Educação de ambos os países e as respetivas ofertas educativas disponibilizadas pelos dois municípios. Da parte de Goyang foi apresentado como modelo o programa de educação ao longo da vida e a aposta na rede de bibliotecas escolares. O Porto destacou o forte investimento na área da educação e na humanização do parque escolar, o apoio à ação social escolar e a aposta em programas diversificados que permitem uma oferta diferenciada e de excelência das escolas da cidade.

Recorde-se que o XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras decorreu em Andong, Coreia do Sul, em outubro de 2022 com o tema “Concebendo o Futuro da Educação na Cidade: Inovação, Tradição e Inclusão". O Porto esteve representado por uma comitiva chefiada pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, que apresentou o projeto “CriArte: Criação de Sinergias para a Inclusão” aos representantes de 130 cidades e 22 países.