Política

Porto fortalece sinergias e relações bilaterais com o Kosovo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Da cultura ao turismo, do ambiente à ciência, vários são os campos em que o Porto e o Kosovo podem estabelecer sinergias e relações bilaterais". Foi com esta certeza – e estratégia – que o presidente da Câmara do Porto participou, na manhã desta quarta-feira, no Fórum Empresarial Kosovo – Portugal, em Pristina.

A convite do embaixador do Kosovo em Lisboa, Ylber Kryeziu, Rui Moreira discursou na abertura do evento que reúne mais de 40 empresas portuguesas e 100 empresas do Kosovo, além de vários ministros kosovares, com o objetivo de promover futuras parcerias que contribuam para o crescimento económico dos dois países.

Recordando como "Portugal e o Kosovo têm percorrido, ao longo dos anos, um caminho de estreitamento de laços diplomáticos e culturais", o presidente da Câmara considera, no entanto, que "o relacionamento económico apresenta uma vasta margem de progressão" e que existem "potencialidades de investimento recíprocas", quer seja em matéria de cooperação económica, trocas comerciais ou parcerias empresariais.

[O Porto] vem desenvolvendo e atraindo atividades económicas ligadas a setores de valor acrescentado, com elevada intensidade de inovação”.

Nas palavras do presidente da Câmara, as tecnologias digitais, as indústrias culturais e criativas, o turismo, os serviços de elevada especialização, os centros de inovação, assim como os setores da mobilidade, energia e ambiente "transformaram o tecido empresarial da cidade e são hoje os grandes responsáveis pela criação de valor, conhecimento, inovação e emprego".

"As empresas encontram no Porto talento tecnológico e inovação disruptiva, infraestruturas modernas e competitividade económica, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental, tolerância intercultural e ambiente cosmopolita", acrescenta Rui Moreira, referindo o número de startups per capita 20% superior à média europeia, assim como a atratividade crescente das universidades e politécnicos portuenses para a formação de estudantes internacionais.

DR_forum_economia_kosovo_2024_01.jpg

Ainda durante o fórum, o presidente da Câmara participou num debate sobre "Oportunidades de Negócio e Investimento". Num painel com a vice-ministra kosovar dos Assuntos Externos, Liza Gashi, e os diretores do grupo Super Bock, Rui Ferreira, e do grupo Bernardo da Costa, Ricardo Costa, Rui Moreira sublinhou como "a cidade recuperou a sua histórica capacidade para, à escala europeia, funcionar como um hub onde se cruzam talento, conhecimento, cultura e investimento".

Passagem pela Albânia para falar de turismo, Vinho do Porto e relações internacionais

A viagem oficial de Rui Moreira teve início na Albânia, onde o presidente da Câmara foi recebido pelo homólogo de Tirana, Erion Veliaj, mas encetou, igualmente, reuniões com outros ministros locais.

Depois de se encontrar com a ministra da Agricultura, Anila Denaj, Rui Moreira foi recebido pela ministra do Turismo e Ambiente. A Mirela Kumbaro, o autarca falou sobre a estratégia municipal adotada na cidade do Porto, tendo tomado conhecimento das políticas albanesas nesta indústria, do crescente número de turistas – mais 40% nos primeiros cinco meses do ano, em relação ao período homólogo de 2023, e dos principais investimentos que estão a ser feitos, nomeadamente na intervenção em estruturas aeroportuárias.

DR_forum_economia_kosovo_2024_05.jpg

Em Tirana, Rui Moreira reuniu, ainda, com Megi Fino, a secretária de Estado para a Europa e Negócios Estrangeiros, com quem falou sobre o processo de integração da Albânia na União Europeia, a afirmação daquele país no Mediterrâneo e as relações entre a cidade do Porto e Tirana.

Antes de assistir ao jogo da seleção nacional de futebol, o presidente da Câmara teve oportunidade de reunir, também, com o ministro albanês de Estado para a Administração Local, Arbjan Mazniku, que vem, tal como o Porto, promovendo a disponibilização de habitação com intervenção nos bairros, assim como a dinamização do ecossistema de startups.

Noutro ponto de contacto com o responsável pela Administração Local albanesa está, também, o tema da descentralização de algumas funções nos campos da educação ou da saúde.