Ambiente

Porto incentiva "revolução" inspirada na natureza

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma "revolução" inspirada na natureza é um dos motes que tem movido a cidade para fazer face aos desafios das alterações climáticas. Foi esse exemplo de estratégica que trouxe ao Porto a primeira edição da NBS Summit Urban Edition, um debate de ideias e soluções para tornar as grandes cidades mais sustentáveis, biodiversas e resilientes.

"O Porto está a promover uma 'revolução inspirada na natureza', investindo na expansão das soluções baseadas na natureza [NBS, na sigla em inglês] para combater e mitigar os desafios ambientais, particularmente as alterações climáticas", assumiu o vice-presidente da Câmara do Porto, na abertura do evento, na manhã desta quinta-feira, no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Por revolução, Filipe Araújo entende as mais de 130 coberturas verdes e jardins verticais, que já cobrem uma área superior a 11 hectares, ou as bacias de retenção de água criadas nos parques da Asprela e da Alameda de Cartes.

nmc_nbs_summit_2024_03.jpg

"Liderar pelo exemplo não envolve apenas palavras: é a nossa abordagem para promover a mudança", sublinha o também responsável pelo Ambiente e Transição Climática.

Nas palavras do vice-presidente, "as cidades são os principais impulsionadores da mudança no contexto da sustentabilidade", dada a proximidade com os cidadãos, que deve ser aproveitada para "acelerar as mudanças, superando a inércia e o peso burocrático dos governos nacionais".

Temos vindo a ‘agitar as águas’ com resultados positivos visíveis."

Certo de que "desafios como a sustentabilidade, a neutralidade e a adaptação do território às alterações climáticas não podem ser resolvidos em ciclos políticos de quatro anos", Filipe Araújo reforçou a exigência de "compromissos dos cidadãos e das instituições europeias para além dos termos políticos, aderindo a um roteiro consistente e ambicioso".

Missões como a presidência do Forum de Ambiente da Eurocities, a assinatura do Pacto dos Autarcas para o Clima ou a seleção como uma as 100 Cidades Inteligentes com Impacto Neutro no Clima fazem do Porto "uma voz ativa e líder para influenciar a Comissão Europeia a aumentar a sua ambição, adaptando financiamento aos desafios locais e fornecer melhor legislação".

nmc_nbs_summit_2024_11.jpg

"Temos vindo a 'agitar as águas' com resultados positivos visíveis, sempre apoiados por equipas técnico-científicas", garante Filipe Araújo, lembrando como a cidade assumiu a liderança dando o exemplo com a criação do Pacto do Porto para o Clima.

A acontecer na cidade até sexta-feira, a NBS Summit Urban Edition é organizada pela Associação Nacional de Coberturas Verdes com o apoio da Águas e Energia do Porto. Durante dois dias, especialistas, académicos e líderes do setor das soluções baseadas na natureza alargam o conhecimento em relação ao futuro verde das cidades.