Turismo

Porto leva desenvolvimento local ao Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas - Europa – África

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

"Cidades e Diplomacia Subnacional – Impulsionar o Desenvolvimento a Nível Local" foi o tema da sessão que levou a vereadora do Turismo e Internacionalização a participar na XIII edição do Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas - Europa – África, organizado, em Lisboa, pelo IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina e Caraíbas.

“O Porto está determinado a desempenhar um papel central na construção de um futuro mais próspero e resiliente", sublinha Catarina Santos Cunha, acrescentando que a cidade "está pronta para compartilhar as nossas experiências e estratégias bem-sucedidas, ao mesmo tempo que aprendemos com as valiosas práticas de nossos colegas da Europa, América Latina e África".

“Acreditamos que, juntos, podemos impulsionar o desenvolvimento das nossas cidades e criar oportunidades significativas para todas as nossas comunidades", considera a vereadora.

Durante o painel, Catarina Santos Cunha reconheceu que a internacionalização da cidade tem merecido atenção da parte do Município, visível na evolução nos últimos anos "principalmente por um grande investimento na economia, na cultura e na parte social", assim como na sua reabilitação.

E a preocupação, afirma, "não é só com quem nos visita, mas é em criar uma cidade agradável, com uma excelente qualidade de vida e que possa atrair quem visita, mas também quem vem estudar, quem vem investir, quem vem trabalhar".

Nas palavras da vereadora, a diplomacia da cidade no que a outras cidades diz respeito "tem crescido. Temos estabelecido relações de cooperação com embaixadores em áreas em que somos internacionalmente reconhecidos".

Novos quarteirões, novas narrativas para atração de turistas

Com a pasta do Turismo, Catarina Santos Cunha lembrou como o Porto vem desenvolvendo uma estratégia de dispersão dos fluxos pelo território, com a criação de novos quarteirões de atração, que "permitam que o turista circule mais e que o desenvolvimento económico também chegue a outras áreas da cidade".

Com o número de turistas a crescer – no mês passado o aumento, recordou, foi de 14% -, a vereadora sublinha que o foco é "manter a sustentabilidade da cidade, o equilíbrio entre os residentes e os que nos visitam, que é absolutamente fundamental, a envolvência das comunidades nestes quarteirões".

Catarina Santos Cunha defende a necessidade de criação de relações entre as cidades e referiu, a este propósito, a pertença do Porto à rede das Great Wine Capitals. "Dispersar é, também, pela região do Douro. É impossível ir ao Porto e não ir ao Douro", sustenta, acrescentando a importância do Aeroporto Francisco Sá Carneiro que "serve uma região e serve a Galiza também".

No evento participaram, também, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, a vereadora da Câmara de Lisboa, Filipa Roseta, o secretário-geral da Organização dos Americanos, Luís Almagro, a antiga ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Ana Palacio, ou da embaixadora da Jamaica na União Europeia, Symone Betton Nayo.

A iniciativa Triângulo Estratégico: América Latina e Caraíbas - Europa – África teve como mote a promoção de discussões que ultrapassam as divisões geográficas e políticas, moldando o futuro das relações internacionais entre os povos e continentes, que foram desde o financiamento climático à inteligência artificial.