Inovação

Porto, Munique e Utreque, gémeos digitais na gestão e planeamento das cidades

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Porto continua a dar passos em direção a um futuro inteligente com uma aposta no desenvolvimento das plataformas digitais inovadoras que suportam a operação de gestão e planeamento da cidade. Em sintonia com as cidades de Munique, na Alemanha, e Utreque, nos Países Baixos, está a criar um modelo de "Digital Twins" (gémeos digitais) para tornar o Centro de Gestão Integrada (CGI) o epicentro da transformação, também em matéria de área urbana de energia positiva.

Na semana passada, as três cidades juntaram-se para conhecer a forma como todos estão a empregar esta ferramenta tecnológica e absorver os melhores exemplos. Ao lado de parceiros como a Água e Energia do Porto e a Agência de Energia do Porto, o Município, através da Porto Digital, está a preparar uma nova geração do CGI, com o objetivo de potenciar e apoiar a tomada de decisão do Centro de Coordenação Operacional.

A estratégia é de garantia de uma abordagem multidisciplinar na operação global da cidade, com o CGI como núcleo agregador para a sustentabilidade do Porto enquanto cidade inteligente.

O conceito de "Digital Twins" refere-se a representações virtuais de objetos, sistemas ou processos do mundo real, que reproduzem caraterísticas físicas, comportamentos e dados em tempo real, permitindo simulações, análises preditivas e otimizações. No contexto urbano, os gémeos digitais permitem revolucionar a forma de gestão de uma cidade.

Com base nos dados recolhidos em tempo real, bem como nos dados geográficos e históricos, o CGI terá as ferramentas necessárias para fornecer informações cruciais para a tomada de decisão em situações de emergência, tráfego, segurança pública e muito mais.

A lógica da tomada de decisão suportada por dados permite garantir que os dados públicos serão utilizados de forma estratégica, tanto numa perspetiva de dados abertos, como na perspetiva da internacionalização. Além de monitorizar a infraestrutura urbana, o CGI também supervisionará câmaras de vídeo-proteção, em colaboração com a Polícia de Segurança Pública.

A solução "Digital Twins" faz parte do ASCEND (Accelerate Positive Clean Energy Districts), cuja missão é a de acelerar as áreas urbanas de energia positiva, contribuindo para a saúde na cidade, a inclusão e neutralidade climática e potenciando a escalabilidade do desenvolvimento de soluções PCED (Positive, Clean Energy Districts).

Financiado pelo programa Horizonte Europa, o projeto engloba oito cidades e diversos parceiros que oferecem soluções em matéria de gémeos digitais, TIC, redes de aquecimento inteligentes, eficiência e otimização energética, eficiência dos edifícios, soluções e armazenamento de energias renováveis, mobilidade, soluções centradas no cidadão e outras soluções urbanas.