Ambiente

Praias da cidade já ostentam "Qualidade de Ouro"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Praia do Homem do Leme mantém envergada a bandeira amarela, mas, este ano, o Porto conquistou outras sete, comprovando a "Qualidade de Ouro" da sua zona balnear. Abertura da época foi oficializada, numa vistoria final e ação simbólica na Praia do Molhe, assumida pelo vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, com o hastear das nove bandeiras azuis, sete de "qualidade de ouro" e duas de "praia acessível".

O reconhecimento, por parte da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, indica que as zonas balneares da Foz, Gondarém e Homem do Leme – que reúnem oito praias – não registaram qualquer contaminação na última época balnear e mantiveram a classificação da qualidade "Excelente", durante cinco anos consecutivos, obtendo, assim, a marca "alta qualidade da água".

nmc_hastear_bandeira_2024_06.jpg

Este ano, o Porto renova, ainda, as noves "Bandeiras Azuis" - Pastoras, do Carneiro, Ourigo, Ingleses, Luz, Gondarém, Molhe, Homem do Leme e Aquário – e as duas bandeiras "Praia Acessível – Praia para Todos", no Homem do Leme e Carneiro.

Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) – Secção Portuguesa da Fundação de Educação Ambiental, o programa “Bandeira Azul" distingue as praias que cumprem com os requisitos de excelência da qualidade da água, informação ao público e educação ambiental, segurança e serviços disponibilizados.