Cultura

Prémio Suggia entregue a violoncelista alemão na Casa da Música

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O violoncelista alemão Lionel Martin é o grande vencedor do 8.º Prémio Internacional Suggia Casa da Música. A final foi disputada, no dia 5 de julho, num concerto com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, sob a direção de Pedro Neves.

Em representação do Município, que apoia este prémio, esteve presente o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, tendo a oportunidade de presenciar a entrega do Prémio Suggia Casa da Música ao violoncelista alemão.

Após a primeira seleção de candidatos por gravações em vídeo, sete violoncelistas, oriundos de escolas da Alemanha, Bélgica, Espanha, Suíça e Reino Unido, apresentaram-se em recital, sendo que apenas três passaram à final com a Orquestra Sinfónica Casa da Música.

Com a interpretação da Sinfonia Concertante, de Sergei Prokofieff, Lionel Martin conquistou o Prémio Suggia, depois de ter disputado a final com os violoncelistas espanhóis Jorge Giménez e Ángela Aguareles.

O vencedor do prémio, pensado para homenagear a violoncelista portuense Guilhermina Suggia, recebeu oito mil euros e o convite para tocar, como solista, num concerto com a Orquestra Sinfónica Casa da Música na próxima temporada. Os restantes finalistas tiveram direito a mil euros cada um.

Criado em 2009, o Prémio Internacional Suggia Casa da Música procura dar uma dimensão internacional ao legado da violoncelista portuense Guilhermina Suggia.

A cada dois anos, jovens violoncelistas provenientes dos mais prestigiados conservatórios e escolas de música de toda a Europa apresentam-se na Casa da Música para disputar o tão desejado prémio.

Este ano, o júri da final foi composto pelos violoncelistas Maria de Macedo, Claudio Bohórquez, Nikolai Gimaletdinov e pelo maestro Pedro Neves, também violoncelista.