Ambiente

Programa "Noites de Morcegos" celebra acordo que prevê conservação dos mamíferos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O programa municipal “Noite de Morcegos” celebrou o Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus (Eurobats), que prevê a preservação dos pequenos mamíferos voadores. A adesão aconteceu a 12 de julho – numa altura em que já está a decorrer a iniciativa de 2024.

No Parque Oriental da Cidade, onde esteve o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, a iniciativa "Noites de Morcegos" celebrou o acordo Eurobats, que já tinha sido ratificado por Portugal em 1995.

O acordo prevê um conjunto de compromissos, tais como a proibição da captura deliberada, o aprisionamento e morte de morcegos, a identificação dos locais importantes para o estatuto de conservação destes animais, a conservação dos habitats, a adoção de medidas para promover a conservação destas espécies e consciencializar o público, bem como o desenvolvimento de programas de investigação.

Na celebração do acordo estiveram cerca de 30 participantes, que, com a ajuda da bióloga do grupo de trabalho para a Educação do Eurobats, Luzia Sousa, conseguiram ver e ouvir os morcegos presentes no local, descobrindo alguns dos segredos e curiosidades destes animais.

jg_noite_dos_morcegos_2024_03.jpg

Desde 2010, que o programa "Noites de Morcegos" proporciona um roteiro de conhecimento que permite às famílias usufruir dos espaços verdes da cidade, ao mesmo tempo que estão em contacto com estes mamíferos.

Este ano, estão previstas 10 sessões em 10 espaços verdes. A primeira aconteceu no dia 28 de junho, no recém-inaugurado Parque da Alameda de Cartes e a contígua Horta da Oliveira, seguindo-se a Quinta do Covelo, a 5 de julho. O programa decorre até 6 de setembro, sendo que a participação está sujeita a inscrição prévia.

Os morcegos são animais fundamentais para o bem-estar humano, pois polinizam várias espécies de plantas, permitindo que exista fruta e florestas saudáveis. Além disso, controlam as populações de insetos, que são potenciais destruidores de culturas agrícolas e transmissores de doenças.