Ambiente

Projeto "WAKE UP!" reúne parceiros em torno da literacia ambiental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O projeto "WAKE UP! (Wider Approach to Keep Engaged citizens on sustainable Urban Policies)" deu, esta semana, os primeiros passos ao reunir todos os parceiros das diferentes empresas para alinhamento da estratégia de comunicação para os próximos dois anos.

O projeto visa integrar tecnologia e informação de forma a mobilizar os cidadãos para a ação climática, num consórcio que inclui a Câmara do Porto, a Porto Ambiente, a Águas e Energia do Porto, a Agência de Energia do Porto, a Porto Digital e o CEiiA.

A iniciativa irá testar soluções que permitam acelerar a transição climática e energética nos centros urbanos, tendo como base cinco eixos estratégicos de atuação: água, energia, mobilidade, resíduos e hábitos de consumo. Pretende-se, desta forma, envolver os cidadãos na transição climática, através da promoção da alteração de comportamentos para práticas mais sustentáveis, com impacto positivo na redução das emissões de CO2 e na melhoria da qualidade de vida urbana.

Aplicação móvel

A sessão de lançamento contou com abertura do vice-presidente da Câmara do Porto, que destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido neste campo, através do Pacto Porto para o Clima. Filipe Araújo ressalvou "a importância de trabalhar as temáticas ambientais de forma mais próxima do cidadão", sendo este um projeto fulcral, porque "responde a esse desafio". Ocasião também para relembrar as mais-valias para a cidade de fazer parte da rede Missão Cidades, nomeadamente ao nível do acesso a importantes instrumentos de financiamento.

O WAKE UP! irá consubstanciar-se numa aplicação móvel que terá como principais objetivos a capacitação personalizada dos cidadãos, com base nos seus padrões de consumo reais. Pretende também que cada munícipe tenha acesso a uma série de dicas que promovam uma cidadania ativa e possam contribuir para uma cidade mais sustentável.

Recorde-se que o projeto "WAKE UP! - Wider Approach to Keep Engaged Citizens on Sustainable Urban Policies" do Município do Porto foi selecionado no âmbito das candidaturas abertas do Pilot Cities da NetZeroCities, integrado na Missão Europeia Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras.

O programa "Pilot Cities" propõe-se, ao longo de dois anos, fazer de 26 municípios europeus tubos de ensaio para novas formas de descarbonização, contando, para isso, com assistência técnica e financeira deste consórcio europeu que faz parte da Missão Cidades. O Porto irá receber uma verba de cerca de 600 mil euros para a implementação deste projeto, financiado ao abrigo do NetZeroCities, pela União Europeia.