Sociedade

Projetos de Ramalde e Bonfim avançam com apoio do Orçamento Colaborativo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_vista_panoramica_cidade.jpg

Miguel Nogueira

Os cerca de 40 projetos selecionados pelas freguesias de Ramalde e do Bonfim, no âmbito do Orçamento Colaborativo já estão escolhidos. Estratégia tem financiamento de até 150 mil euros por freguesia/união de freguesias para ações que promovem a sustentabilidade, nas vertentes social, económica e ambiental. A celebração dos contratos interadministrativos foi aprovada na reunião de Executivo de segunda-feira com a abstenção do Bloco de Esquerda.

Em Ramalde, beneficiarão das verbas do Orçamento Colaborativo o Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Boavista, com uma horta comunitária sénior; a Associação de Pais da Escola Clara de Resende, para o projeto "Além da Tela: Explorando Alternativas para a Interação Social"; a Associação de Pais da Escola João de Deus, com um projeto de dotação de recursos, o "Brincar e Aprender no Coletivo!; o "Sente-se em casa", do Centro Social Exército de Salvação; a Escola de Rugby do Porto, com o "Rugby – uma escola para a vida"; o "Maternidade ComVida", da Associação Vida Norte; o Agrupamento de Escuteiros 1105 de Ramalde, para participar no acampamento Cidade do Porto; o projeto de André Teixeira, "O Fado nas Escolas"; ou o Centro Atletismo do Porto para participação no Campeonato Nacional Sub18.

A freguesia de Ramalde vai, também, conseguir apoiar o projeto "E (Energia), C (Calor), O (Oportunidade)", da Obra Frei Gil, ou as reabilitações necessárias nas infraestruturas dos Bombeiros Voluntários Portuenses e no Ramaldense Futebol Clube, assim como o projeto "Olhar pelo Ambiente", do Grupo Desportivo Cultural e Social de Santo Eugénio.

Do total de 15 projetos beneficiários na freguesia consta, ainda, a Associação de Moradores de Francos para colocação de capoto em 11 frentes de habitação, e, por fim, o "CuiDar4+", da Liga de Amigos da USF local.

Reforço da participação ativa dos cidadãos

Já no Bonfim, são 24 os projetos escolhidos pela Junta de Freguesia: o Re-Food Bonfim; a "Feira da Alegria", da Associação de Estudantes da Escola de Belas-Artes; "O encontro do Conto", da autoria da Palmilha Dentada; o "Do lado de fora", da Apuro Cultural; "Reviravolta: Tele – Disco – Livro", da Qualificar para Incluir; "O Bicho Papelão", promovido por Inês Sincero; "AtivaMente", da Universidade Lusófona; "Imagens Verdes", da Associação Barda; "Bonfim, Espaço Comum", pela Associação Mexe; "Bonfim Cuida", da Médicos do Mundo; a programação do Campanice; a biblioteca do Sismógrafo; o Espaço Mais Mulher, no Lar Nossa Senhora do Livramento; o "CIRANDA", do Coletivo Epifania; a Associação Seis; o Centro Social das Antas; o Cinema Insuflável, pela Figura Nacional; "O meu bairro a dançar", promovido pela SG Artes; a Asterisco; o "Ligações", da Ocupa Galeria; a rádio da Associação STOP; "Eu em minha casa/Pássaro", de Jorge Ferreira; "Bonfim em Ação 2.0", da Associação Para Onde, e, por fim, a Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso.

Na proposta que assina, o presidente da Câmara descreve que o Orçamento Colaborativo é um "processo democrático deliberativo [que] reforça a participação ativa dos cidadãos, contribuindo para uma intervenção informada e responsável da população nos processos governativos locais", sustenta Rui Moreira.