Desporto

RallySpirit regressa com muitos carros lendários em competição

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_rally_spirit_altice_foz_2023_28.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O RallySpirit regressa às estradas de 30 a 1 de junho, com 120 carros inscritos, dos quais alguns do Grupo B, e o raríssimo Toyota 222D do Grupo S. A cerimónia de partida desta 9.ª edição realiza-se na quinta-feira, pelas 16h30, no Jardim das Sobreiras da Foz do Douro.

Indo do rural ao urbano, percorrendo as regiões do Minho e Douro, esta viagem conta com três dias de imersão em adrenalina e espírito competitivo, para além da convivência que reúne, novamente, alguns dos maiores nomes do rally em Portugal e no mundo.

A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso e demais clubes da região e apoio da Ágora, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus e Slowly Sideways Europe.

Nesta nova, tão aguardada pelos amantes de desporto motorizado, evoca-se a "eterna e saudosa" equipa Diabolique de Miguel Oliveira, numa homenagem feita pelo próprio filho Miguel Pedro Oliveira, que apadrinha a prova.

120 carros… e o raríssimo Toyota 222D

Para além de levados a viajar por terra, também é esperada uma viagem no tempo com esta riquíssima montra histórica repleta de modelos do grupo B, tais como o Ford RS200, os Delta S4 e Rally 037 da Lancia, o Audi Quattro S1 E2, o Peugeot 205 T16, o MG Metro 6R4, o Toyota Celica Twincam Turbo, o Porsche 911 SCRS, o Opel Manta 400 e o precioso Ascona 400 na versão especial Safari.

Destas autênticas máquinas, destaca-se ainda a aparição pública do exclusivo Toyota 222D do Grupo S, um dos três únicos exemplares deste modelo no mundo, que está em representação neste evento.

Muitas super especiais e um novo circuito

Dividido em três dias, o roteiro inicia-se com as verificações técnicas, a decorrerem na manhã do dia do evento. A cerimónia de partida, às 16h30, abre caminho em direção a Vila Nova de Gaia, onde decorre a primeira super especial, em direção a Santo Tirso e Barcelos. No segundo dia, Terras de Bouro e Vila Verde acolhem mais dois Setores Seletivos (SS), que antecedem a nova super especial, este ano a realizar no circuito bracarense de Vasco Sameiro.

Barcelos acolhe a terceira e última etapa de provas. Outra novidade está na dupla passagem pelas classificativas Barcelos Oeste e Sul, onde a disputa será dada em sistema de "boucles".

Esta jornada do rally encerra às 21h30 de domingo, dia 1 de junho, com a cerimónia do pódio e os festejos entre participantes e vencedores.

A prova vai obrigar a alguns condicionamentos de trânsito na cidade (ver anexo).