Desporto

Reforço do apoio municipal ao desporto de formação beneficia cerca de 8000 atletas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O apoio da Câmara do Porto ao desporto de formação, através do pagamento das inscrições dos atletas dos escalões jovens dos clubes da cidade, traduz-se num investimento global de 175 mil euros. Os contratos de desenvolvimento desportivo para 2022 foram assinados nesta quinta-feira à tarde e o número de atletas beneficiados ascende a cerca de 8000.

“A Câmara do Porto tem vindo, ao longo dos últimos anos, a implementar um conjunto de políticas que fomentam a prática de atividade física regular, disponibilizando equipamentos e programas abertos e gratuitos a todos os portuenses, e apoiando diferentes modalidades, com especial enfoque nas camadas de formação”, notou a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto.

Tendo em conta “o contexto pandémico que vivemos nos últimos dois anos”, Catarina Araújo fez questão de “enaltecer o esforço suplementar de todas as entidades desportivas que, apesar de muitas limitações, continuaram a apoiar os seus jovens atletas, garantindo-lhes as condições necessárias para que não abdicassem dos seus sonhos.”

Os contratos de desenvolvimento desportivo para o ano de 2022, assinados nesta quinta-feira à tarde, numa cerimónia que teve lugar no edifício dos Paços do Concelho, correspondem a um investimento global de 175 mil euros, o que representa um aumento de 300% face a 2018.

Em 2022 são apoiados cerca de 8000 atletas, num total de 29 modalidades olímpicas e paralímpicas, num reforço do compromisso da Câmara do Porto para com os clubes, as associações, as coletividades, as federações e os atletas que as representam. Seguindo o modelo adotado em 2021, o apoio permite o pagamento integral do valor das inscrições nos escalões de formação a cada três meses.

“Com estes contratos conseguimos também alargar o número de modalidades, de 25 para 29 – incluindo novas modalidades olímpicas e paralímpicas. Este ano, contamos ainda com três novas entidades, a Federação Portuguesa de Esgrima, a Federação Portuguesa de Tiro com Arco e a Federação Equestre Portuguesa”, congratulou-se Catarina Araújo.

Para a vereadora, o apoio agora atribuído deve-se ao “indiscutível mérito que clubes, associações e federações têm na formação das nossas crianças e jovens, promovendo a componente física e de bem-estar, mas também apoiando a socialização, a integração, a partilha e a interajuda – valores que o desporto tão bem sabe consolidar.”

Serão assinados contratos de desenvolvimento desportivo com 18 associações e federações desportivas, num total de 29 modalidades desportivas: Águas Abertas, Andebol, Andebol de Praia, Atletismo, Basquetebol, Boccia, Esgrima e Equestre, Futebol, Futsal, Futsal Adaptado, Ginástica, Hóquei em Patins, Judo, Natação Artística, Natação Pura, Patinagem, Patinagem de velocidade, Polo Aquático, Rugby, Showdown, Slalom, Surf, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa Adaptado, Tiro com Arco, Tricicleta, Voleibol.

O Município do Porto tem vindo a implementar um conjunto de políticas que fomentam a prática de atividade física regular, assim como medidas de apoio a entidades desportivas da idade. A Linha de Incentivo aos Clubes da Cidade do Porto, para aquisição de material desportivo e médico desportivo, que este ano rondará os 100 mil euros, um crescimento de mais de 40% face ao ano anterior.