Desporto

Regatas e visitas guiadas assinalam os 500 anos da viagem de Fernão de Magalhães

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante o mês de julho, o Clube de Vela Atlântico promove a celebração dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação à volta do planeta, liderada por Fernão de Magalhães, com uma série de iniciativas, juntando os três municípios da Frente Atlântica: Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia (onde se supõe que tenha nascido o navegador português).

No passado fim de semana, concretamente de 7 a 10 de julho, em conjunto com a Federação Portuguesa de Vela, realizou-se o Campeonato de Portugal ORC, com a presença de mais de uma centena de velejadores.

Do programa fez, ainda, parte a presença da Caravela Vera Cruz, réplica daquele que é considerado o mais importante navio português do século XV, na Marina Porto Atlântico de Leixões, que contou com visitas guiadas para jovens estudantes e a população em geral, visitas que são gratuitas e estão disponíveis até ao dia 14 de julho.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado pela vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, participou em várias iniciativas, juntamente com a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador do Desporto do Município de Vila Nova de Gaia, José Guilherme Aguiar, entre outros convidados.

Até ao final do mês, de 22 a 24 de julho, terá, ainda, lugar a uma etapa da Regata Oceânica Discovery Race, assim como o Festival Náutico Regata à Madalena com a Subida do Douro, uma organização conjunta dos clubes da Frente Atlântica com a Confraria Europeia da Vela (consultar programa).

A fechar o mês, de 27 a 31 de julho, realiza-se o Campeonato Mundial de Snipe Junior, prova que conta com cerca de 40 barcos (num total de 80 tripulantes) oriundos de sete países.