Turismo

Representantes das Great Wine Capitals reúnem-se na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A cidade do Porto acolheu a reunião intercalar da rede Great Wine Capitals, um evento considerado de grande relevância no calendário anual das atividades da rede.

Representantes das várias cidades-membro, incluindo Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cape Town- Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), S. Francisco – Napa Valley (EUA), Valparaíso – Casablanca Valley (Chile), Verona (Itália), e, naturalmente, o Porto, estiveram presentes na reunião, que decorreu na semana passada.

O encontro teve como principal objetivo a avaliação dos projetos em curso, bem como a definição de uma estratégia para futuras iniciativas de rede, tendo sido abordados temas fundamentais como a sustentabilidade da rede e o desenvolvimento do setor.

"Esta reunião intercalar anual é uma excelente oportunidade para partilharmos experiências e alinharmos os nossos esforços em prol do crescimento sustentável e da valorização das nossas regiões, a nível global", afirmou a vereadora do Turismo e da Internacionalização e representante oficial do Porto nesta rede internacional. Catarina Santos Cunha reforçou, ainda, a "necessidade de potenciar o valor e reconhecimento internacional desta Rede e assegurar a transferência de conhecimento e intercâmbio efetivo entre os seus membros, assegurando que os agentes económicos das suas regiões beneficiam deste trabalho".

DR_midterm_meeting_gwc_2024_04.jpg

O encontro teve lugar no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e ainda na Casa do Vinho Verde, parceiros envolvidos na afirmação do Porto como cidade de vinho e que considera o enoturismo um segmento estratégico para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável e diferenciado.

O programa contemplou, também, um dia de visitas técnicas a vários vencedores dos prémios Best Of Wine Tourism 2024 da região do Porto – Quinta do Bomfim, Seixo by Vasco Coelho Santos, e Six Senses Douro Valley -, para dar a conhecer aos parceiros internacionais as experiências de enoturismo de excelência que o destino tem para oferecer, proporcionando-lhes uma experiência imersiva no património cultural e enológico da nossa região. "Estes são momentos fundamentais para fortalecer as relações entre as cidades-membro e potenciar colaborações futuras", afirmou Catarina Santos Cunha.

A rede Great Wine Capitals, fundada em 1999, tem como missão promover a excelência e o desenvolvimento do enoturismo e facilitar a cooperação entre as suas cidades-membro e regiões vinícolas associadas. As reuniões intercalares garantem que todos os projetos são acompanhados de perto e ajustados conforme necessário para alcançar os objetivos comuns.