Urbanismo

Resposta à habitação e à coesão territorial em destaque na Semana da Reabilitação Urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Arrancou, esta segunda-feira, a 11.ª edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, evento que tem lugar nas Caves Ferreira, em Vila Nova de Gaia. Em debate, durante três dias, temas como os desafios da construção mais eficiente, a habitação e arrendamento acessível, a mobilidade elétrica e o seu impacto na reabilitação das cidades, o simplex no licenciamento, bem como oportunidades de investimento.

Como é habitual, o evento traz um ciclo de conferências, workshops técnicos e seminários jurídicos. Serão mais de uma dezena de debates, envolvendo mais de 100 oradores. A sessão de abertura contou, ontem, com a presença do vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização e da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.

Mais tarde, o vice-presidente participou num painel, subordinado ao tema "A habitação como fator de coesão do território! Que respostas?", conjuntamente os presidentes das câmaras de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e da Maia, Silva Tiago.

Alojamento local e Simplex em análise

Do programa destaque para a participação, amanhã, do vereador Ricardo Valente num debate sobre "Alojamento local: o impacto na dinâmica de reabilitação urbana". Irá, ainda, apresentar a iniciativa Greater Porto durante a sessão sobre "Capital, Empresas e Talento – Oportunidades para o mercado imobiliário".

Já o vereador do Urbanismo e Espaço Público e da Habitação, Pedro Baganha, estará presente na mesa redonda que vai debater o "Simplex no licenciamento e digitalização. Um novo paradigma?".

Além dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos, a Semana da Reabilitação Urbana conta com o apoio das principais associações do setor da construção e do imobiliário e das ordens profissionais. Criada em 2013, afirma-se como o mais importante evento nacional de ativação do movimento de regeneração e renovação urbana e urbanística em Portugal.