Urbanismo

Rua Direita devolve circulação e fruição do espaço público em mais duas artérias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O novo ano arranca com a extensão do programa Rua Direita a duas artérias entre os cruzamentos com as ruas da Constituição e de Egas Moniz. Intervenção na Travessa da Quinta Amarela e na Rua de Nove de Julho tiveram início na terça-feira, dia 2 de janeiro.

Assegurada pela empresa municipal de Gestão e Obras do Porto, a empreitada prevê a organização do espaço público, com a requalificação dos pavimentos da faixa de rodagem e passeios, de forma a melhorar as acessibilidades de viaturas e peões. Contempla, ainda, a reformulação da sinalização vertical e horizontal, bem como a criação de espaços verdes.

As obras incidem, também, na requalificação das infraestruturas hidráulicas e da rede de iluminação pública, com a substituição da atual por tecnologia LED, energeticamente mais eficiente.

Está, igualmente, prevista a construção de uma rede municipal de telecomunicações, enterrada, bem como a instalação de equipamentos para a recolha seletiva de resíduos e de mobiliário urbano, como papeleiras e bancos.

A empreitada será realizada em duas fases, com um prazo de execução previsto de 240 dias, e representa um investimento municipal de 519 mil euros.

O Rua Direita já requalificou 12 arruamentos da cidade, integradas em oito empreitadas distintas. O programa municipal visa devolver condições de circulação e de fruição do espaço público. Serão perto de uma centena de arruamentos reabilitados, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.