Educação

Rui Moreira visita Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado do vereador de Educação, Fernando Paulo, visitou, esta semana, a escola sede do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, tendo oportunidade de verificar o trabalho ali desenvolvido, sobretudo pelos alunos do 12.º ano.

Rui Moreira e Fernando Paulo foram recebidos pela diretora do Agrupamento de Escolas, Isabel Ribeiro da Silva, e o presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Augusto José Sousa, incluindo também Teresa Oliveira, presidente da Associação de Estudantes, que promovia a semana temática dos alunos finalistas, com o dia de troca de género.

No salão nobre assistiram a uma apresentação musical, protagonizada por três alunos de 12.º ano (Carolina Olaio, Bernardo Pinto e Tiago David), e ouviram explicações detalhadas sobre o acervo existente e a história da escola. Este momento foi, ainda, marcado pela entrega dos prémios, por parte do presidente da Câmara, aos alunos que participaram no quiz sobre política, no âmbito do "Dia Nacional da Democracia" (Leonardo Mendo, Bruno Miranda, Vasco Bertoquini e Luís Silva). Oportunidade também para uma troca de impressões sobre o papel da educação na formação dos jovens.

Equipa CarMic premiada

Uma outra equipa (CarMic) participou na fase final da 11.ª edição do CanSat Portugal, realizada na ilha de Santa Maria, nos Açores. Neste projeto, participaram seis alunos dos 11.º/12.º anos. Cada equipa projetou, construiu e programou um microssatélite, que realizou duas missões (primária e secundária). A equipa CarMic recebeu o prémio de "Melhor desempenho técnico".

A visita ficou marcada pelo gesto simbólico, dos alunos finalistas, de plantação de uma caneleira, filha da árvore centenária da mesma espécie ali existente. Este ato foi legendado com a frase inspiradora "Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro" e representa não só o respeito pela tradição e história da escola, mas também o compromisso para com o futuro e a sustentabilidade.

O desfecho da visita pautou-se por uma performance de dança de um aluno, também do 12.º ano (Rui Teixeira), no ginásio da escola.