Sociedade

Rui Veloso comemora 35 anos de carreira nos Aliados

  • Notícia

    Notícia

Concerto terá lugar a 20 de junho, no âmbito da programação do São João do Porto e volta a juntar "o pai do Rock português" e os seus músicos. O desafio para realizar este grande espetáculo de entrada gratuita foi-lhe lançado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira. O próprio músico já convidou os seus fãs na sua página oficial de Facebook.

O concerto assinalará os 35 anos de carreira do músico e 25 anos de Mingos & os Samurais, o quinto álbum de estúdio de Rui Veloso, lançado em 1990. Um dos casos de maior sucesso comercial da música portuguesa (200 mil discos vendidos), o disco narra musicalmente a história de uma pequena banda de província das décadas de 60 e 70 do século XX.

"Não há estrelas no céu" e "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" foram duas das canções mais populares nos anos de 1990 e 1991. O disco esteve 24 semanas em 1ºlugar no top de vendas de álbuns em Portugal e o álbum venceu o prémio Best selling Artist no Midem. O disco foi também galardoado com 7 discos de platina.

 

Os concertos nos Aliados no âmbito do São João do Porto foram lançados em 2014 e foram um sucesso, com cerca de 80 mil espetadores no total dos dias que antecederam a noite de São João e perto de 100 mil na noite em que atuou o DJ Bob Sinclair.

Este ano, os concertos serão dados pelos DAMA, Deolinda, António Zambujo e Rui Veloso (no sábado anterior ao São João) e a noite da grande festa será animada por José Cid.

Leia também: "São João foi apresentado nas Fontainhas"