Desporto

Salgueiros celebrou 110 anos de “superação e resiliência”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O histórico emblema da cidade assinalou o 110.º aniversário com uma gala comemorativa e mais uma edição da tradicional Volta a Paranhos, a corrida de estrada de dez quilómetros mais antiga do país.

O feriado de 8 de dezembro foi um dia dedicado ao Sport Comércio e Salgueiros: pela manhã as ruas da cidade acolheram mais uma edição da Volta a Paranhos; e à tarde, numa cerimónia que decorreu na recentemente reaberta Sala Estúdio_Perpétuo, na Rua de Costa Cabral, celebraram-se os 110 anos de existência deste emblema.

“Nesta altura tão especial do ano, precisamos, mais do que nunca, de razões para sorrir e de histórias inspiradoras que nos permitam encarar estes tempos tão desafiantes com outro otimismo”, sublinhou na sua intervenção a vereadora do Desporto da Câmara do Porto. “O Salgueiros, por todo o seu longo historial e percurso, faz-nos acreditar que é possível ultrapassarmos todos os desafios, mesmos os mais difíceis e atípicos, com trabalho, sacrifício, dedicação, luta, mas, fundamentalmente, com a ajuda e a solidariedade de todos”, acrescentou Catarina Araújo.

Endereçando uma felicitação e agradecimento “à direção do Salgueiros, aos seus funcionários e atletas, aos seus sócios, adeptos, amigos e simpatizantes”, a vereadora lembrou a história recente do clube considerando-o um exemplo de superação e resiliência: “Apesar das dificuldades e vicissitudes que, inevitavelmente, se enfrentam ao longo de tantos anos, o Salgueiros resistiu a tudo e, mesmo apesar das suas origens modestas e dos seus parcos recursos, continua a ocupar, por mérito próprio, um lugar entre os maiores de Portugal.”

“É verdade que nem tudo foram alegrias e, aos momentos de glória, sucederam-se as mais duras e exigentes batalhas, desportivas e também económicas, que só a dedicação e a paixão de muitos ao clube permitiram superar. Mas é também esta impressionante capacidade de superação que ajuda a explicar a longevidade do Salgueiros, num exemplo de resiliência que a todos deve inspirar e orgulhar, em especial as novas gerações”, apontou Catarina Araújo, enaltecendo o clube por, “mesmo perante as maiores adversidades”, nunca ter desistido da sua formação, apostando nos seus escalões mais jovens.

A Câmara do Porto “também não vai desistir nunca de apoiar o Salgueiros, como aliás o tem feito nestes últimos anos”, garantiu a vereadora, dando como exemplo a cedência de instalações para que o clube pudesse ter uma sede social na sua freguesia de origem, ou a disponibilização do Complexo Desportivo de Campanhã, que recentemente passou a contar com um novo relvado sintético.

“De forma mais transversal, relembro também os apoios concedidos no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, ou ainda a isenção de taxas aos clubes e associações desportivas que utilizam os equipamentos desportivos municipais”, concluiu.

Mais de 1700 participantes na Volta a Paranhos

Durante a manhã, Catarina Araújo tinha dado o tiro de partida para a 64.ª edição da Volta a Paranhos, que juntou mais de 1700 participantes, distribuídos pela clássica de 10 km e os 4 km da caminhada, esta sem fins competitivos e aberta a todas as idades. Simão Bastos e Sara Duarte foram os vencedores, inscrevendo o seu nome pela primeira vez no álbum de ouro da mais antiga prova de estrada do país.

Completando os 10 km do percurso em pouco mais de meia hora (precisamente em 30m11s), Simão Bastos foi o grande vencedor, superando Hugo Santos e Fábio Oliveira. Na prova feminina, Sara Duarte conquistou a vitória de forma destacada, com um tempo de 34m25s. Rafaela Costa e Marisa Barros completaram o pódio.

Os resultados completos da 64.ª edição da Volta a paranhos podem ser consultados em https://64voltaparanhos.statusmarathon.net/