Ambiente

SEA LIFE Porto aceita voluntários para ação mundial de limpeza de praias

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_sea_life_limpeza_praias_01.JPG

DR

Da Nova Zelândia à Califórnia, mais de 50 centros SEA LIFE em todo o mundo vão participar na iniciativa mundial “Global Beach Clean”. Em Portugal, a ação acontece nesta sexta-feira, 9 de julho, e o SEA LIFE Porto está à procura de voluntários para ajudar na tarefa de preservação do ambiente e das espécies marinhas.

O evento, organizado pela SEA LIFE Trust, vai durar uma semana a nível internacional e assume-se como um desafio para que toda a gente, de todas as idades, se junte em prol do ambiente.

Para o diretor geral do SEA LIFE Porto, “esta iniciativa é mais um reforço no trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos”. “Sabemos que felizmente existe uma maior atenção nesta temática agora, mas é essencial continuar a consciencializar as famílias, especialmente os mais novos, para a importância da preservação do meio ambiente e proteção dos oceanos e da vida marinha que nele habita”, afirma Rui Ferreira, em comunicado.

No mesmo sentido, Andy Bool, diretor do SEA LIFE Trust, lembra que “a maior parte dos resíduos de plástico espalhados em todo o mundo acaba por ir dar ao mar. O lixo que chega às nossas costas não é apenas desagradável à vista, como também prejudica e mata a nossa preciosa vida selvagem”.

E acrescenta: “Centenas de espécies de vida selvagem marinha, incluindo focas, aves marinhas, tartarugas ou baleias confundem o lixo marinho com comida, resultando em inanição, envenenamento e bloqueios estomacais fatais”, causados pelas cerca de oito milhões de toneladas de resíduos de plástico a entrar no oceano todos os anos.

No Porto, quem quiser dar uma mão pela preservação das praias e oceanos pode inscrever-se – até quarta-feira, 7 de julho - no website do SEA LIFE Porto. As vagas são limitadas e a organização providencia colete, luvas e sacos de lixo.

Além disso, garante o SEA LIFE, “todos os participantes terão direito a uma dose generosa de memórias felizes com uma iniciativa que enche corações à medida que esvazia as praias de lixo”.

A ação arranca às 10,30 horas, à frente do SEA LIFE Porto, e é “uma forma simples e eficaz de todos poderem ajudar a inverter a maré nesta questão da poluição, começando pela nossa cidade, pelas margens das nossas praias, protegendo as nossas espécies”. “Se nada for feito, os mares poderão ter, até 2050, mais plástico do que peixes”, alerta a instituição.