Sociedade

Segunda edição do "Porto_4_All" com inscrições abertas até ao final do mês

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_speed_recruitment_04.jpg

Porto.

O Município do Porto lançou, este ano, a segunda edição do projeto municipal "Porto_4_All". Um projeto que visa promover a integração profissional da comunidade migrante. As inscrições para os participantes que cumpram os requisitos de admissão encontram-se abertas até ao final do mês. A formação será dinamizada em formato presencial, a decorrer na Casa do Infante, de 18 a 28 de setembro.

São requisitos necessários para participação, totalmente gratuita, ser desempregado(a)/empregado(a) com contrato precário (recibos verdes), residente na cidade do Porto (fator preferencial), ter a situação regularizada em Portugal (por exemplo, manifestação de interesse e/ou comprovativo de autorização de residência, etc.), compreender a língua portuguesa e inglesa (requisito obrigatório) e ter motivação e disponibilidade.

É objetivo deste projeto promover a informação atualizada aos técnicos que trabalham com este público específico no terreno, bem como sensibilizar os empregadores sobre as medidas de apoio à contração e questões legais e jurídicas a considerar na hora de contratar. O projeto aposta na capacitação dos migrantes, fornecendo ferramentas para uma abordagem ao mercado de trabalho mais eficiente.

O Porto_4_All culmina com um momento de recrutamento e networking entre participantes e empregadores de forma a promover a aproximação ao mercado de trabalho. Este ano, o projeto pretende chegar a migrantes que dominem a língua portuguesa e inglesa.

Primeira edição com bons resultados

Coordenado pelo Município, desde a primeira edição que o projeto conta com vários parceiros, ativamente envolvidos na definição da estratégia definida. São eles o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Alto Comissariado para as Migrações, o Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, a Associação Nacional de Jovens Empresários e o Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Na primeira edição, o "Porto_4_All" contou com a participação de 19 migrantes e 13 empresas no evento final de networking e recrutamento. Do feedback dos participantes, destacam-se os 83% que se mostraram muito satisfeitos com o projeto, sendo que todos eles admitiram recomendar a iniciativa.

Já 82% dos migrantes consideraram que o momento de capacitação foi muito importante para o seu processo de procura de emprego e, seis meses depois da participação no projeto, 73% estavam integrados no mercado de trabalho.