Cultura

Semi Permanent traz ao Porto retrospetiva sobre trabalho conjunto da cantora Sia e do realizador Daniel Askill

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Abre hoje ao público, 19 de maio, a exposição imersiva “Sia + Daniel Askill: The Vídeos 2003 – 2021”, que vai estar patente no Palacete Pinto Leite até 23 de maio. Além de uma retrospetiva pelas obras conjuntas da artista australiana e do premiado cineasta, com cenas inéditas de bastidores, há ainda a estreia de um novo vídeo criado por Daniel Askill exclusivamente para a exposição no Porto.

Depois de sucessivos adiamentos devido às restrições impostas pela pandemia, a plataforma Semi Permanent cumpre finalmente a sua estreia na Europa e traz ao Porto a exposição “Sia + Daniel Askill: The Vídeos 2003 – 2021.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhou o proprietário do Palacete Pinto Leite, António Cardoso, numa visita pré-inaugural, da qual também participaram a vereadora da autarquia portuense, Catarina Araújo, o presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, entre outros.

Apresentada como uma “experiência única e imersiva”, a exposição é uma retrospetiva pela obra conjunta da cantora australiana Sia e do realizador Daniel Askill. Juntos desde 2003, os seus videoclips somam já mais de dois mil milhões de visualizações em todo o mundo, tendo sido várias vezes nomeados para os Grammy.

“Chandelier”, “Elastic Heart”, “Breath Me”, Big Girls Cry”, “Alive”, “Cheap Thrills” ou “The Greatest” são alguns exemplos desta parceria de sucesso, que acompanhou a escalada de sucesso da cantora e compositora australiana.

Esta viagem visual inclui cenas de bastidores nunca antes vistas, além de um novo vídeo que o cineasta Daniel Askill criou exclusivamente para a exposição no Porto.

Cantora, compositora, produtora, atriz e também realizadora, Sia lançou nove álbuns de estúdio, seis álbuns ao vivo, 38 ‘singles’ e 42 videoclipes. Enquanto compositora, escreveu para artistas como Rihanna, Adele, Shakira, Britney Spears, Beyoncé, Kyle Minogue, Katy Perry David Guetta, Kanye West ou Christina Aguilera.

Já o trabalho de Daniel Askill, cineasta e artista visual, assenta frequentemente em produção de filmes, videoclipes e publicidades. Entre o seu trabalho a solo e o da produtora que fundou em 2001, a Collider, Daniel Askill trabalhou em colaboração com marcas como Apple e artistas como Alexander McQueen ou Paul McCartney.

A exposição, desenhada e produzida pela plataforma Semi Permanent, em colaboração com a agência MOON e com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal do Porto, decorre de 19 a 23 de maio, no Palácio Pinto Leite.

A entrada é gratuita e os bilhetes já estão disponíveis para reserva, devido às restrições de capacidade em vigor no contexto da covid-19, através do website oficial do evento.