Sociedade

Serralves lança site dedicado a Sophia de Mello Breyner

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#_Antonio_Pedro_Ferreira_SophiaMelloBreynerAndresen.jpg

A Fundação de Serralves lançou um "site" dedicado a Sophia de Mello Breyner Andresen, com base em textos provenientes do ciclo que se realizou no centenário da poetisa (2019) e apoiado pelo Município do Porto, Museu de Serralves e Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

O ciclo "Sophia e as Artes", que comemorou o centenário do nascimento de Sophia e do qual foi extraído o conteúdo para o novo "site", contou com cinco sessões distribuídas entre os meses de novembro e dezembro de 2019. Todas elas tiveram o condão de fazer dialogar a obra da poetisa com uma arte ou área artística: "Sophia e a Música", "Sophia e a Dança", "Sophia e as Artes Plásticas" e "Sophia e a Forma".

Todas elas contaram com a presença de especialistas na obra de Sophia e na arte escolhida para a respetiva sessão: Pedro Eiras e Amílcar Vasques-Dias sobre "Sophia e a Música", com moderação de Ana Luísa Amaral, "Sophia e a Forma" com as presenças de Maria Irene Ramalho e Teresa Andresen e moderação de Rosa Maria Martelo (estas duas sessões decorreram na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG)), Carlos Mendes de Sousa e Joana Providência elaboraram sobre "Sophia e a Dança", com moderação de Ana Paula Coutinho, e Maria Filomena Molder e Nuno Faria sobre "Sophia e as Artes Plásticas", com moderação de Isabel Pires de Lima.

A quinta sessão deste ciclo foi preenchida pela performance das artistas Angelica Salvi e Marta Vuduvum, uma proposta inédita, concebida para a celebração dos cem anos da escritora, que se completaram em 6 de novembro de 2019.

O lançamento do "site" "Sophia e as Artes - Uma perspectiva interartística da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen" decorreu na Biblioteca da Fundação de Serralves e contou com a participação de Rosa Maria Martelo, Luís Sousa Teixeira e Isabel Pires de Lima.

O novo "site" dedicado à escritora que se consagrou como "um nome maior da poesia portuguesa do século XX" é uma iniciativa da Fundação de Serralves e do ILCML - Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O objetivo desta iniciativa é disponibilizar "uma ferramenta de investigação e divulgação da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen".