Cultura

Shuttle atribui mais nove bolsas de internacionalização artística

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_till_sunday_pirate.jpg

DR

Já são conhecidos os projetos apoiados na segunda fase da edição deste ano do Shuttle, o programa municipal de apoio à internacionalização artística.

De um total de 24 candidaturas, as propostas vencedoras foram selecionadas pelo júri composto por Joanna Zielińska (historiadora de arte, escritora e curadora de performance), Márcio Laranjeira (formador e programador musical) e Maria Inês Marques (dramaturgista e encenadora) e enquadram-se nas quatro áreas artísticas do concurso.

Na área das Artes Performativas, foi selecionada a participação do espetáculo "Kitsune", do Teatro de Marionetas do Porto no 17th Internacional Biennial Festival of contemporary Puppetry Art em Ljubljana, na Eslovénia.

Na Área das Artes Visuais e Curadoria, foi atribuída bolsa a "O relógio não pertence ao bosque", um projeto de residência artística e exposição de Dalila Gonçalves no Rio de Janeiro, no Brasil.

Na área da Performance e Composição Musical, os projetos selecionados incluem "Corrosion UK Tour", do trio Ward/Trocado/Tavares, no Reino Unido, o projeto "Spotlight Porta-Jazz” no Tampere Jazz Happening, na Finlândia, a "USA Tour 2024" do projeto HOMO, de Filipe Silva, e a participação do projeto Till Sunday Pirate, de Renato Oliveira, na KANSAI Music Conference, que terá lugar nas cidades de Quioto, Osaka e Kobe, no Japão.

Mais informações na plataforma Pláka

Já na área da Tradução e Criação Literária, foram apoiadas a tradução para inglês do livro "Cidade Cinza, de Sara F. Costa e respetiva apresentação no festival literário "HEART WATER" em Chiang Mai, na Tailândia, a edição bilingue de "O Livro do Tigre", de Isabel Carvalho, e a edição de três publicações em língua inglesa e uma publicação bilingue, na área do Design, pela editora Vai Vem.

Estes nove projetos juntam-se aos 11 já apoiados na primeira fase desta edição do concurso, perfazendo um total de cerca de 67 mil euros.

Tendo como finalidade financiar despesas conexas à promoção internacional de projetos de artistas, autores e agentes culturais, criados ou desenvolvidos por entidades sediadas no Porto, o programa municipal de apoio à internacionalização artística conta com um orçamento anual de 100 mil euros, para a atribuição de bolsas entre mil e 7.500 euros. Todas as pessoas interessadas em candidatar-se à terceira e última fase do Shuttle 2024 deverão fazê-lo até dia 8 de outubro.

Mais informações podem ser consultadas no website da plataforma Pláka.