Cultura

Sismógrafo apresenta obra fílmica de Jumana Manna

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_exposicao_jumana_manna.jpg

DR

A terceira exposição do Sismógrafo, em 2024, é inaugurada já este sábado, 1 de junho, a partir das 18 horas. "Jumana Manna: filmes e estudos" é uma mostra que alterará a lógica o horário de abertura do próprio espaço expositivo e a forma como é mostrado o trabalho fílmico da artista nascida nos Estados Unidos. A entrada é gratuita.

A mostra é uma retrospetiva em torno da obra fílmica de Jumana Manna. De 1 de Junho a 20 de Julho, entre quarta-feira e sábado, serão apresentados todos os filmes realizados pela artista palestiniana, com especial foco para "Foragers", o seu filme mais recente.

Esta exposição apresentará ainda três sessões de filmes de outros artistas. Semanalmente, contará com um clube de leitura desenhado em colaboração com a artista, onde a partir da sua obra se aprofundarão discussões em torno das relações de ocupação e colonialismo do território e do povo palestiniano. Como é habitual, a exposição contará com um programa público, desta feita com um workshop desenvolvido pelos Landra.

Jumana Manna morou em Jerusalém e Oslo e hoje reside em Berlim. Artista visual multidisciplinar trabalha em diversos meios, incluindo instalações artísticas e filmes.

O Sismógrafo (localizado na Rua do Heroísmo, 318) tem o apoio da Direção Geral das Artes, da Câmara Municipal do Porto e da Junta de Freguesia do Bonfim. A exposição de Jumana Manna conta com o apoio à produção do Teatro do Ferro.