Economia

Startup do Porto já se "cola" ao mundo como uma Lapa

  • Notícia

    Notícia

#mno_Lapa_Porto.jpg

É leve, pouco maior que uma moeda e
existe para tomar conta do que não se deseja perder. Chama-se Lapa, é um
localizador desenvolvido por uma startup do Porto e já tem mais de 50 mil
utilizadores pelo mundo. Caso de sucesso global, surge como bom exemplo do
clima empreendedor e inovador que move a cidade. Ao abrigo de uma parceria com
a Câmara, esteve presente nos European Design Awards, no passado fim-de-semana,
e vai estar no stand Porto. no NOS Primavera Sound, no Parque da Cidade, de 8 a
10 deste mês.


Primeiro, o produto: associada a
uma aplicação móvel gratuita, a Lapa é um dispositivo que permite localizar o
que recorrentemente perdemos. Quem nunca andou à procura das chaves de casa, da
carteira, do telemóvel, do guarda-chuva? Útil também para seguir os passos de
animais ou mesmo crianças, conecta-se ao telemóvel através de Bluetooth Low
Energy, emitindo alertas de som e luz que indicam onde está o que se procura ou
avisam quando algo que nos é importante fica para trás. Se o objeto assinalado é
o próprio telemóvel, é bom saber que a Lapa fá-lo tocar mesmo que o tenhamos
posto em silêncio. Caso o que se perdeu esteja fora do campo de alcance do telemóvel,
encurta-se caminho para o encontrar: além de ser dada a última localização, pode
utilizar-se a app para reportar a perda à comunidade de utilizadores da Lapa ou
pedir rapidamente ajuda aos amigos no Facebook.


Agora, a cronologia do sucesso: cofundada
em 2013 por João Lobato Oliveira (CEO) e Luís Certo (CTO), a startup - que após
passar pelo UPTEC está agora no Centro de Incubação Portugal Global, da Associação
Nacional de Jovens Empresários (ANJE) - lançou a primeira versão do produto
Lapa em 2014 com a realização da maior campanha de crowdfunding em Portugal até
à data (perto de 90 mil euros). Em 2015, uma nova campanha de financiamento
coletivo e uma ronda de investimento "seed", superior a 310 mil euros, permitia
lançar a segunda versão do produto, a atual Lapa 2. Já em 2016, o Portugal 2020
atribuiu três incentivos com um total de 1,3 milhões de euros para
Internacionalização, Qualificação e Investigação.


Atualmente, a Lapa está presente em
80 países. Em menos de três anos, a empresa faturou um milhão de euros, vendeu
mais de 70 mil lapas e está a crescer a um ritmo extraordinário (3Xano). A
equipa cresceu para 10 especialistas em distintas áreas do negócio e à carteira
de clientes pertencem já empresas como Sony, Cisco ou Mercedes.