Sociedade

Táxi Saúde +65 vai aumentar número de viagens

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_taxi_mais_65_01.jpg

Miguel Nogueira

A partir de 1 de dezembro, os munícipes com 65 anos ou mais e que tenham cartão Porto. vão poder usufruir de ainda mais viagens nas suas deslocações de táxi a unidades de saúde na cidade. Na reunião privada desta segunda-feira, o Executivo foi unânime no alargamento do serviço Táxi Saúde +65 às 18 viagens. Para o ano 2024, o apoio representa um investimento municipal de quase 190 mil euros.

Esta é uma resposta "à adesão entusiástica da população do Porto a esta iniciativa", confirma o presidente da Câmara, que assina a proposta. Com base numa "utilização consciente e ajustada do serviço Táxi Saúde +65 pelos munícipes", Rui Moreira confirma que o Executivo tem condições para "aumentar o número de viagens para 18 por ano, a partir de 1 de dezembro", quando, até aqui, o limite era de 12 viagens por pessoa.

Desta forma, acrescenta, fica assegurado "um acesso mais abrangente para aqueles que utilizam este serviço em consultas de acompanhamento de doenças crónicas ou tratamentos prolongados".

Gerido pela STCP Serviços e disponível 24 horas por dia, o serviço pode ser requisitado através do número de telefone 939 955 263 (chamada para a rede fixa nacional) e a deslocação deve ser feita a partir da morada que consta no cartão até um centro de saúde ou hospital, público ou privado, situado no município do Porto, ou no percurso de regresso ao domicílio, a partir de um desses estabelecimentos de saúde.

O Município assume, com as centrais Raditáxis e Táxis Invicta, o diferencial entre o custo para o cliente (dois euros por viagem) e o custo efetivo do serviço de deslocação.

Desde junho de 2022, foram realizadas quase 37 mil viagens por mais de 4.600 pessoas.